Cafezeiro Profissional

Café sem açúcar: saiba os benefícios e como começar a tomar

O café sem açúcar pode ser visto por muitos brasileiros como algo completamente estranho. 

Até hoje, em muitos locais, ainda não se serve o café sem açúcar. Mas há somente uma garrafa de café com açúcar para toda uma repartição, por exemplo. 

Entretanto, a cada dia, cresce mais o número de apreciadores de café sem açúcar. Muitas pessoas preferem até mesmo misturá-lo com outras coisas que não seja o açúcar. Ou, também, comer um doce, por exemplo, junto com um café, para assim ter uma outra forma de adoçar. 

Se você está pensando em como começar a tomar café sem açúcar, não deixe de ver aqui nossas dicas. 

E entenda, também, os benefícios que o corte de açúcar no simples cafezinho pode trazer melhoras significativas para a sua saúde. Vamos lá?

Veja também: Café com leite faz mal? Descubra aqui!

Como começar a tomar café sem açúcar?

Essa é uma das perguntas que aflige diversas pessoas. Essa é uma tarefa que pode exigir uma certa paciência, a depender da quantidade de açúcar que uma pessoa toma em seu café. 

Mas, costumeiramente, acaba se tornando um hábito o corte do açúcar no café. Para fazer isso, o mais indicado é que você comece cortando pela metade a quantia do açúcar que utiliza. 

Isso porque, dessa maneira, você irá começar a se acostumar aos poucos com a ausência do doce e não terá problemas para dar continuidade ao corte, até retirar totalmente o açúcar. 

Tente fazer essa retirada aos poucos. Isso ajuda com que você não tenha praticamente uma crise abstinência do doce e consiga ser persistente em sua meta. 

Você também pode entender esse período até alcançar o uso zero de açúcar como uma oportunidade para experimentar o seu café de outras maneiras. 

Por exemplo, se você usar canela em seu café, ele terá um outro aroma e outro sabor. O cacau em pó também é uma ótima opção e sem açúcar para que você utilize. Além desses, o tradicional leite também é uma boa pedida. 

Mas lembre-se de sempre tomar o seu café com substitutos que não possuam açúcar em sua composição. Essa é uma maneira pela qual você poderá ter melhores resultados do que simplesmente fazer uma substituição. 

Pois, ao final das contas, você continuará consumindo o açúcar de alguma maneira. Um dos principais benefícios de parar de tomar café com açúcar é que você irá saborear realmente o gosto do café. 

Um café de qualidade faz toda a diferença

Com o seu gosto mais apurado, você também poderá aproveitar para experimentar outros cafés. Esses sabores irão te dar novas sensações. 

Você irá descobrir que não existe somente aquele café que você está acostumado a comprar no mercado junto com sua compra do mês.

Mas existem muitos outros tipos e de várias qualidades que podem te trazer tanto benefícios para saúde como também agradar ainda mais ao seu paladar. 

Você ainda poderá conhecer outros tipos de preparo de café. Não é somente de uma maneira que se faz café. Mas existem várias técnicas e que interferem diretamente no sabor.

Sendo assim, não deixe de experimentar outras maneiras de “passar” seu café para que ele ganhe outros sabores. 

Veja também: Conheça as mais diferentes maneiras de preparar café

Benefícios em cortar o açúcar do café

Como se sabe, o excesso de açúcar pode trazer danos severos à saúde. Por exemplo, o açúcar desenvolve nas pessoas uma espécie de vício. 

Por conta disso, que muitas pessoas acabam tomando café com açúcar. Mas, na verdade, o organismo delas não está necessitando das propriedades do café, e sim, do açúcar. 

Porém, o excesso de açúcar em um organismo leva ao seu rápido envelhecimento, como também engorda.

Muitas pessoas podem tentar substituir o açúcar, para evitar esse tipo de dano à saúde, por adoçantes. Entretanto, esses também costumam a ter substâncias que fazem muito mal ao organismo e pesquisas recentes estudam as probabilidades da sacarose ajudar no desenvolvimento do Mal de Alzheimer. 

Assim, nesses casos de uma simples substituição, além de não ter o mesmo sabor que o açúcar, a pessoa continua a não sentir o real gosto do café. Ela faz essa substituição apenas para manter o seu vício em açúcar.

Tendo isso em vista, o mais aconselhável é sempre que você sempre tome o seu café sem açúcar. 

Evite as doenças que ele pode trazer, como, por exemplo, o câncer. E tomando o café puro, você tomará contato com outros sabores que, até então, o açúcar inibia você de sentir. 

Ao diminuir a ingestão de açúcar, você se sentirá mais bem disposto. Poderá experienciar todos os benefícios do café. Mas não pense que é um crime colocar o açúcar em seu café. Isso não é considerado um erro. 

Entretanto, tomar café sem açúcar é um ato que pode trazer vários benefícios para a sua saúde como um todo. 

Por isso ,é sempre indicado que você consuma a menor quantia de açúcar sempre. E se você tiver muitas dificuldades em cortá-lo, o mais indicado é que pense em uma substituição, como o adoçante. 

Mas sempre tenha em vista que você também irá precisar diminuir o adoçante, para que ele não prejudique a sua saúde de outras maneiras. 

Dê um novo gás para a sua saúde, cortando o máximo do açúcar que puder. Ainda mais se estiver com problemas para emagrecer ou estiver com os seus índices de glicose no sangue muito altos, o mais indicado é que você faça o corte do açúcar o quanto antes. 

Aproveite todos os benefícios do café sem seu corpo e não deixe que nada mais te atrapalhe. 

O café só possui coisas boas para te trazer, como melhorar o seu ânimo por meio de um sabor inigualável. Se você ter aproveitar tudo isso, seu gosto e seus benefícios a saúde, não deixe de tomar um café sem açúcar todos os dias. 

Até mesmo após as suas refeições, um café te dará aquele ânimo para continuar o seu dia sem deixar a energia cair. 

Portanto, seja um café coado, um café expresso, um café liofilizado, não importa qual a sua preferência. Um bom café sem açúcar poderá mudar o seu dia.