Curiosidades

Café emagrece e é uma delícia!

Será verdade que o café emagrece?

Para quem já adora um cafezinho, pode apaixonar-se ainda mais ao saber que, além de muito sabor, essa bebida também possui um pequeno detalhe que pode encantar a todos: o café emagrece.

E sim, emagrecer é mais um dos tantos benefícios que o café pode fazer pelo nosso corpo. Isso porque ele é rico em cafeína, um poderoso termogênico natural. Por conta do seu poder emagrecedor, a cafeína é também muito utilizada em suplementos para perda de peso e também consumida em cápsulas.

Por que o café emagrece?

Você já deve ter percebido o poder energético do café ao tomar uma xícara logo de manhã. Isso acontece justamente por causa da cafeína, que é um termogênico estimulante, com propriedades que agem diretamente no sistema nervoso central, proporcionando aquela sensação de disposição.

Não é à toa que grande parte dos suplementos emagrecedores contém altas doses de cafeína, devido ao seu efeito energético. Por conta disso, a cafeína oferece muito mais disposição durante o treino e, por consequência, a queima calórica é muito maior.

Além do efeito estimulante, a cafeína também possui um forte efeito termogênico, que aumenta a temperatura corporal. Com isso, o metabolismo passa a trabalhar de uma forma mais intensa, buscando equilibrar a temperatura, a fim de voltá-la ao estado original. A consequência disso, obviamente, é o emagrecimento.

Mas, você acha que parou por aí? A cafeína também possui efeito diurético, que ajuda na eliminação de líquidos retidos causando inchaço. Além disso, o café tem um grande poder antioxidante.

E ainda tem mais, a xícara do café, se ingerida sem açúcar, possui praticamente 0% de calorias. Isso porque encontramos apenas 9 calorias a cada 100 gramas do pó de café, sendo que a quantidade de pó utilizada para cada xícara é mínima.

Café e atividade física

Quando pensamos em emagrecer, pensamos no processo de queima calórica, que é responsável pela eliminação de gordura corporal. Nesse processo, a cafeína pode ter um papel muito importante, pois ela ajuda na mobilização das gorduras do tecido adiposo, que servirá como combustível energético durante a atividade física. É como se a cafeína usasse a gordura estocada para oferecê-la para ser usada (queimada) como fonte de energia durante os treinos.

Uma vez a gordura sendo queimada, ocorre o emagrecimento. É por isso que a cafeína é um forte aliado para o aumento do gasto calórico. Quanto mais gasta, mais emagrece, ou seja, tomar café emagrece sim. Principalmente quando aliado a uma atividade física.

Outro efeito positivo da cafeína é a disposição que ela proporciona durante a atividade física, permitindo maior intensidade nos treinos. E não é apenas a disposição que aumenta, a força muscular também ganha mais força nesse processo.

Mas é claro que o café sozinho não faz milagre. Não adiante você tomar 10 xícaras de café por dia e não equilibrar sua alimentação, ou não se exercitar. Os efeitos da cafeína servem para potencializar o processo de emagrecimento, mas ele não faz o trabalho sozinho.

Por conta de tantos benefícios para a saúde e também para o emagrecimento, a cafeína já vem sendo comercializada em cápsulas. Esportistas costumam tomar cápsulas de cafeína minutos antes do treino, garantindo mais energia e maior resultado.

Mas quem precisa de cápsula, quanto podemos degustar um delicioso cafezinho passado na hora? E não é só isso, você pode tirar proveito dos benefícios emagrecedores do café de várias outras maneiras. Além do “cafezinho preto” matinal, você pode tomar essa deliciosa bebida em todas as variações, como as versões do café gelado, que são o sucesso do momento.

Outros benefícios do café

Que o café emagrece, isso nós acabamos de ver. Agora, se acha que seus benefícios param por aí, você vai se surpreender ao saber que ele pode fazer muito mais.

Estudos têm comprovado cada vez mais a eficácia do café em favor do nosso corpo, e entre tantos benefícios, estão: a ação antienvelhecimento, a prevenção contra diversos tipos de cânceres, redução do risco de perda de memória, fortalecimento da imunidade, etc.

Você pode conhecer vários outros benefícios do café nesse artigo, que fizemos.

Aceita uma xícara de café?

Se você já adorava um cafezinho de manhã, temos certeza de que agora ele estará encabeçando sua lista de paixões. Afinal, saber que, além de saboroso, o café emagrece, é um convite tentador a qualquer um, não é verdade?

E então, o que está esperando? Aceita uma xícara de café?