Café brasileiro é bom? Tire suas dúvidas!

O Brasil é conhecido por suas imensas riquezas naturais, como a terra do samba, entre outros aspectos. No entanto, a nossa culinária agrada à muitas pessoas e um produto que possui um destaque grandioso é o nosso café.

Isso mesmo! Por mais que existam várias fábricas de café no mundo, o nosso produto nacional é de muita qualidade e, para afirmar isso, contamos com aval de vários especialistas.

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

Como podemos afirmar que um café é bom?

O paladar do ser humano é bastante peculiar. Por isso, a variedade de produtos existe, para que assim, todas as pessoas possuam um gosto de um produto de acordo com as suas preferências. Para dizermos que um café é bom, geralmente devemos levar em consideração alguns fatores, como:

Aroma do café

Este é um dos pontos fundamentais para considerar um alimento saboroso. O sentido do paladar está diretamente relacionado ao sentido do olfato, motivo pelo qual, ao sentirmos um aroma saboroso, desejamos comer tal alimento. 

O aroma do café pode ser sentido através do vapor da bebida ainda estando bem quente. Os especialistas que estudam esse grão afirmam que, em sua maioria, os grãos possuem graus de coloração que estão diretamente relacionados com o seu aroma. Observe abaixo:

Grãos com torra escura: aromas mais fortes e mais intensos, que se aproximam ao aroma de especiarias.

Grãos com torra média: Aromas que remetem ao chocolate ou ao caramelo.

Grãos com torra clara: O seu aroma lembra algo mais suave, como o de algumas oleaginosas, amêndoas ou nozes.

Geralmente, uma bebida de alta qualidade possui um aroma atenuado. Porém, agradável, sem nenhum excesso, nem nenhuma ausência de cheiro. O aroma, quando é ausente ou excessivo, é considerado como uma bebida de qualidade inferior. 

Veja também: Tipos de grãos de café: Arábica e Robusta

Amargo

Conhecido popularmente como amargor do café, esta é uma propriedade de algumas bebidas que é percebida através de estímulos encontrados na parte mais interna da língua e na garganta, através das papilas. 

O amargo do café se deve à cafeína. Geralmente, nos cafés de qualidade mais elevada, o seu amargor é bem mais sutil. Isso faz com que o sabor seja percebido de forma discreta, com equilíbrio.

Por outro lado, deve-se entender que o amargo do café está relacionado à sua torra, seja pelos grãos terem ficado em um longo e direto contato com a água ou os grãos que tiveram uma torra mais escura. Nesse caso, o sabor da bebida acaba tendo uma alteração.

Doçura

Outro sabor que o café possui é a sua doçura e isso se dá pelo fato de ocorrer uma caramelização nos grãos mais maduros. Sendo assim, quando o café for feito com grãos mais maduros, o resultado da bebida será um sabor mais adocicado, assimilando ao sabor de caramelo ou de mel.

Já os cafés que são feitos com grãos mais verdes ou grãos que já passaram do maduro (estragados) terão as suas bebidas bem menos adocicadas, sendo bem necessário o uso de adoçantes ou de açúcar.

Acidez

Sim, isso mesmo! O café possui essa característica. No entanto, ela não é negativa se o seu sabor não remeter ao azedo. Novamente, é necessário avaliar a torra do café. Se ela for uma torra mais clara, o café será mais cheio de sabor.

Corpo

Quando falamos do corpo do café, estamos falando de sua fluidez, que pode ser um pouco mais viscoso ou um pouco menos viscoso, com uma aparência mais leve. Claro que essa característica dependerá muito da safra e de como o café foi feito.

Veja também: Conheça os 10 benefícios do café para a sua saúde

As melhores marcas de café do Brasil

De acordo com a PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, foram escolhidos cafés de algumas para compor uma lista dos melhores cafés do mundo no ano de 2019, confira abaixo:

Ranking dos melhores cafés brasileiros de 2019

  1. Melitta
  2. Pimpinela
  3. 3 corações
  4. Qualitá.
  5. Aro Café
  6. Maracatá Café
  7. Café Brasileiro
  8. Pilão café
  9. Moka Café
  10. Bom Jesus
  11. Caboclo
  12. Giro
  13. Diplomata
  14. Café Pelé
  15. Capital Café
  16. Canecão
  17. Carrefour
  18. Bom dia
  19. Canaan
  20. Jardim

Para que este resultado fosse obtido, alguns quesitos foram levados em consideração pela Proteste em sua análise para os cafés que estão sendo comercializados no país. 

A partir deste estudo, é possível confirmar que o café brasileiro é bom e possui inúmeras opções para o gosto de qualquer consumidor. As quatro vertentes a serem analisadas foram:

Rótulo: Neste quesito, foram analisadas as informações que são oferecidas aos clientes que compram o café. 

Higiene: Avaliação das condições de higiene do produto.

Análise sensorial: Provadores capacitados foram escolhidos para compor um grupo seleto de comissão que analisava aspectos com o aroma, a acidez, o sabor, entre outras. 

Análise físico-química: Analisava a concentração de componentes, como a cafeína. 

Veja também: Conheça os 9 cafés mais caros do mundo

Dia do café

O café é um grão tão consumido no mundo todo que possui um dia completo dedicado a ele.

Mundialmente, o dia 14 de abril é considerado o dia mundial do café e, apesar de não ser necessário um dia especial para tomar café, neste dia, o consumo aumenta consideravelmente. 

Mas já que estamos falando de café brasileiro e exaltando as suas qualidades, sabia que o nosso café possui um dia somente para ele aqui em nosso país? Aqui no Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Café em 4 de maio.