Curiosidades

10 utilidades da borra do café

Cheio de propriedades benéficas para o corpo e ótimas para dar energia durante o dia-a-dia, o café já faz parte da rotina da maioria das pessoas. O que muitas não sabem é que a borra do café também possui diversas utilidades.

Aprenda aqui algumas das formas de utilizar a borra do café no seu dia-a-dia e aproveitar ao máximo os seus benefícios.

Eliminar maus odores da geladeira e congelador

Uma ótima forma de usar a borra do café é para retirar aqueles cheiros desagradáveis da geladeira ou do congelador. Basta colocar o resto do café em um pires, pote aberto ou saquinho, e dispor na geladeira.

Produto de limpeza

Use os restos de café seco para limpar machas e gorduras difíceis de sair de panelas, fogões e outros utensílios. As propriedades abrasivas do café seco auxiliam a retirar machas encardidas e de difícil remoção.

Afastar odores dos ralos

Para evitar cheiros desagradáveis nos ralos da casa, basta colocar restos de café dentro dos ralos e adicionar água quente. A frequência recomendada é 1 vez por semana ou sempre que os maus odores aparecerem.

Espantar formigas e insetos

Também é possível utilizar a borra do café para espantar formigas e outros insetos indesejáveis de dentro de casa. Basta espalhar um pouco dos restos de café nos locais invadidos pelos insetos, como armários.

Adubo

Embora pareça estranho, os restos de café funcionam muito bem como adubo para plantas e flores. Auxiliam no crescimento e fortalecimento da raiz, com resultados perceptíveis a partir de uma semana. Apenas cuidado para não colocar demais e prejudicar a respiração da planta. A frequência recomendada é uma vez a cada 2 meses.

Combate a dengue

Dissolva 4 colheres de borra do café em um copo de água, adicionando a mistura nos vasos de planta e flores. É possível também misturar o resto de café diretamente na areia dos pratos dos vasos. Além de ser um inseticida natural para as plantas, é uma técnica rápida e prática, acessível a todos.

Desodorante para as mãos

Esfregue a borra do café nas duas mãos, massageando por no mínimo 1 minuto. Após, lave as mãos normalmente, com água e sabão. Os maus odores vão sair de forma rápida e o cheiro do café não permanecerá nas mãos.

Combate a celulite

Além de ser benéfica para a nossa casa, a borra do café também possui diversas utilidades ao ser utilizada no corpo. Basta misturar os restos de café a uma quantidade pequena de óleo (de coco, oliva ou qualquer outro que estiver disponível em casa), até alcançar a consistência desejada. Após, utilize a mistura para massagear as áreas com celulite com movimentos circulares por no mínimo 5 minutos.

É importante destacar que a cafeína é um dos ingredientes mais presentes nas composições dos produtos de beleza, por auxiliar no estímulo das células da pele. Embora essa técnica não vá eliminar por completo a celulite, ela auxilia a manter a pele estimulada e hidratada, combatendo o surgimento de mais celulite.

Nutrição para o cabelo

Para dar mais brilho e nutrição ao cabelo, aplique os restos do café no cabelo seco e deixar agir por cerca de 15 minutos. Após lavar e enxaguar, os fios estarão mais nutridos e brilhosos.

Esfoliação para a pele

Outra utilidade é como máscara facial para esfoliação da pele. É necessário misturar a borra do café a um óleo de sua preferência ou mel, até atingir a consistência desejada. Depois, baste massagear a pele (rosto, cotovelo, pés ou joelhos) com essa mistura por no mínimo 5 minutos e lavar. As propriedades do café vão remover as células mortas da pele, deixando a pele lisinha e hidratada.