Curiosidades

Conheça os 10 benefícios do café para a sua saúde

Você conhece forma melhor de se começar o dia que não seja tomando uma xícara de café para dar aquela energia e sensação de revigoramento logo de manhã? Mas os benefícios do café vão muito além disso e, se você já é fã de carteirinha do café, vai gostar ainda mais quando conhecer todos os benefícios que essa deliciosa bebida é capaz de trazer para sua saúde.

Listamos aqui 10 benefícios do café para a sua saúde. Acompanhe nosso artigo e renda-se ainda mais à essa deliciosa e milagrosa bebida.

1 – Forte aliado na dieta de emagrecimento

Riquíssima fonte de cafeína – um estimulante natural que aumenta o nosso desempenho -, o café auxilia na queima de gasto calórico através do aceleramento do metabolismo. Além disso, ele também é um poderoso antioxidante, que funciona trabalhando na liberação de ácidos graxos da gordura corporal. O melhor de tudo isso, é que ele pode ser consumido sem peso na consciência, pois possui praticamente 0% de calorias quando ingerido sem açúcares.

2 – Auxilia na memória

Estudos comprovam que o café, através de seus componentes, é capaz de trabalhar favoravelmente na prevenção de doenças como o Alzheimer, mais comum em pessoas de idade avançada, aumentando a eficiência do neuronal no cérebro e estimulando neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina.

3 – Alivia o estresse

A cafeína presente no café é um poderoso auxiliar no combate ao estresse, funcionando também como estimulante da memória e raciocínio, além de melhorar consideravelmente o humor. É por isso que o café se torna um ótimo aliado em períodos de estudos que demandam uma concentração maior. Estudos têm comprovado que o café é um ótimo auxiliar também no combate à depressão.

4 – Aumento da imunidade

Seu elevado poder antioxidante auxilia no fortalecimento da imunidade, eliminando excesso de toxinas no organismo.

5 – Proporciona o rejuvenescimento

Aquela sensação de bem-estar que sentimos ao tomar aquela xícara de café não nos engana: ele realmente possui um poder de rejuvenescimento pela presença de antioxidantes e polifenóis, que retardam o envelhecimento. Tanto isso é verdade que grandes marcas de cosméticos hoje apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para potencializar os efeitos de seus produtos. Além disso, já se utilizam extratos do grão verde na produção dos cremes antirrugas.

6 – Previne a prisão de ventre

A cafeína trabalha facilitando os movimentos intestinais, dessa forma, estimulando os movimentos musculares que contribuem para a evacuação.

7 – Anticancerígeno

Há muitos estudos que já comprovam a eficácia da cafeína na prevenção de doenças como o câncer. Isso porque o seu poder antioxidante evita a degradação celular. A presença de ácidos clorogênico, aféico e fitoestrogênios, por exemplo, ajudam na diminuição de riscos de câncer de mama.

E não é só isso! Cânceres da faringe, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com o consumo de, pelo menos, uma xícara de café diariamente.

8 – Auxilia no combate às dores de cabeça e enxaquecas

A cafeína é comprovadamente eficaz no combate às dores de cabeça, e não é só isso. Um dos benefícios do café no combate às dores de cabeça está no fato de que ele, provocando o efeito de captação gastrointestinal, potencializa os efeitos analgésicos.

9 – Protege o fígado

Um dos grandes benefícios do café também está na proteção ao fígado, uma vez que seu consumo auxilia na sua melhor eficiência, evitando riscos de colangite esclerosante primária, que leva à cirrose hepática.

10 – Estimula a digestão

O café, sendo ingerido após as refeições, potencializa o movimento gastrointestinal, que facilita a digestão. Portanto, uma boa dica para os dias de exagero, é tomar uma boa xícara de café após a refeição.

Agora que você conhece vários dos benefícios do café, que tal passar um café quentinho e servir-se com uma boa dose? Seu corpo só tem a agradecer!