Cafezeiro Profissional

Café Espresso: saiba os benefícios e como é feito

O café, considerado uma das bebidas mais amadas no mundo, faz parte da principal refeição do dia: o café da manhã. 

Além de possuir um sabor e aroma muito atraente, o café é um grande aliado no combate de doenças, como câncer, Alzheimer, depressão, diabetes e estresse. Além disso, possui uma ação rejuvenescedora sobre o corpo e auxilia na digestão. 

Como toda bebida que possui uma substância forte, o café também deve ser administrado com cautela, respeitando a dose diária recomendada, para que o indivíduo possa usufruir dos benefícios desta bebida. 

Há muitos mitos sobre o café, que, finalmente, foram estudados e pesquisados. Especialistas chegaram à conclusões incríveis a respeito dessa bebida. 

O café espresso é conhecido por ser aquele café bonitinho, com espuma, que sai direto da cafeteira. No artigo, iremos apresentar alguns benefícios do café e, também, algumas das melhores cafeteiras de espresso. 

Veja também: Café espresso ou expresso: Qual o certo?

Benefícios

Prevenção contra o câncer

Alguns tipos de câncer podem ser prevenidos com o consumo do café. O câncer de mama, próstata, faringe, esôfago e do fígado podem ser evitados com apenas uma xícara de café ao dia.

O café é uma bebida rica em ações antioxidantes, que ajudam a regenerar as células e evitar degradação ou alterações. Estas ações ajudam a prevenir o surgimento de mutações que geram tumores. 

Alívio de estresse

Estudos já foram feitos em diversos países e foi comprovado que o café ajuda a diminuir o estresse, melhorando o humor do indivíduo e, também, auxiliando no raciocínio. 

Rejuvenesce

Possui propriedades rejuvenescedoras. É bastante explorado principalmente pelas indústrias de cosméticos, marcas famosas, como Natura, Avon e Attrato, que utilizam o café espresso para potencializar a ação de seus produtos.

O café possui componentes como polifenóis e propriedades antioxidantes, que ajudam a aumentar a vitalidade do corpo.

Além de auxiliar na saúde, o café espresso é um grande composto em cremes anti-rugas. Também é possível aproveitar propriedades do café diretamente da borra, fazendo uma máscara facial caseira. 

Estimula a digestão

Muitas pessoas têm o hábito de tomar café após o almoço, mas poucas sabem que o café é um excelente aliado na digestão.

A bebida tem ação estimulante nos intestinos, aumentando os movimentos gastrointestinais e ajudando na digestão. É um ótimo remédio quando o indivíduo exagera na quantidade de comida e está se sentindo mal. 

Diabetes

Alguns ácidos, como clorogênicos e trigonelina alcalóide, que estão presentes no café, auxiliam na diminuição da glicose e insulina. O café é capaz de combater diabetes até o tipo 2. 

Café emagrece

Por possuir ações estimulantes, o café auxilia na motivação de praticar exercícios físicos. Além disso, o café ajuda a liberar ácidos graxos de gorduras que estão presentes no corpo. 

Estes são apenas alguns dos diversos benefícios do café  espresso. É possível encontrar ainda mais inúmeros benefícios. 

Saiba mais: 10 benefícios do café para a saúde

Tipos de cafeteiras  para espresso

Cafeteira elétrica Três Corações: considerada uma opção barata e excelente, a cafeteira três corações proporciona um café quentinho, feito na hora. O café sai bastante cremoso e, além de poder fazer café, é possível fazer outras bebidas quentes na máquina. 

Nespresso Inissia: as pioneiras em cafés de cápsulas, cafeteiras nespresso oferecem um café muito gostoso e outras variedades de bebidas feitas na máquina. Não ocupa muito espaço, pois possui versão compactada, além de ser extremamente inteligente, desligando sozinha após o uso. 

Cafeteira Dolce Gusto Compacta: uma das mais famosas entre a indústria de cafeteiras, esta máquina possui habilidade de fazer bebidas quentes e frias também. Também possuo modelo compacto, não ocupando muito espaço. 

Arno dolce Gusto Melody 3: esta máquina, diferente das demais, possui um reservatório bem grande, podendo fazer grandes quantidades de café. Ela também faz diversas bebidas em diferentes temperaturas. 

Cafeteira Nespresso Inissia Aeroccino: esta máquina faz com que aquela espuma bem bonitinha e cremosa se torne realidade. Esta cafeteira é ideal para chocolates quente, cafés espresso, lattes e outras opções. 

Cafeteira Oster Prima Latte: para aqueles que desejam praticidade, a  Oster Prima é ideal, pois não é grande. É considerada a melhor cafeteira, pois é versátil, podendo fazer café em pó, sachê e cápsulas. 

Veja também: Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos

Diferenças entre café espresso e café coado

No Brasil, há dois tipos de cafés predominantes: café coado e o café espresso. Os dois têm suas características próprias, que alteram o sabor e a textura. 

Há diferença no modo de preparo dos cafés, sendo que o café coado é coado com um filtro de papel ou pano, um dos métodos mais tradicionais de preparação do café.

Já o espresso é produzido por uma máquina diferenciada. É um método mais prático e rápido, vindo da Itália, sendo que, na Europa, é o principal café. 

O teor de cafeína no café coado é muito maior, por todo seu processo de preparação, já que o café fica em contato com a água durante mais tempo. Uma xícara de espresso contém cerca de 90 até 200 mg de cafeína. O café tradicional possui cerca de 150 a 300mg de cafeína. 

O café coado possui uma densidade maior que o café espresso, exatamente por ficar em contato com a água durante mais tempo que o café espresso.

Porém, o café espresso é considerado mais forte, consistente e cremoso, pois a quantidade de pó presente no preparo é maior que a quantidade de água. O café espresso é tão cremoso que chega a formar uma camada de espuma sobre ele, depois de pronto.

Não há muita diferença na temperatura entre os dois cafés. O coado é feito com a água em uma temperatura entre 90° e 95°, enquanto o espresso é feito com a água a temperatura de 90°, unicamente. As máquinas que preparam o espresso já são configuradas nessa temperatura. 

O café espresso possui um aroma e um sabor mais intenso que o café tradicional. É possível sentir a acidez do café.

O café coado tem um cheiro bastante agradável e seu sabor é considerado mais suave. Apesar de pessoas sempre defenderem um lado, não há um café mais saboroso, pois as pessoas que irão julgar de acordo com os gostos pessoais de cada um. 

Veja também: Café coado na calcinha: saiba como fazer a simpatia