Cafezeiro Profissional

Café liofilizado: o que é, benefícios e como fazer

O café liofilizado nada mais é que um café solúvel. Aquele em pequenos grãos que encontramos no mercado em que basta apenas misturar com água quente para ter de maneira rápida o seu café. 

Muitas pessoas optam por ele por conta de sua praticidade e, também, para economizar na hora do cafézinho na parte da tarde. Afinal, ele sai bem mais em conta do que parar, ir a uma cafeteria e pedir um espresso

O café liofilizado foi inventado em 1901, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Mas só seria comercializado a partir de 1910. 

Desde então, tem sido um grande sucesso para os amantes de cafeína. Seu sabor é inigualável e sempre muito fácil de ser encontrado, além de não deixar qualquer resíduo a ser descartado depois.

Mas você está na dúvida de como um grão de café pode se tornar um grão solúvel? Te mostraremos aqui como isso acontece e o que é o café liofilizado

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

O que é liofilizado?

A liofilização do café é um processo de transformação dos grãos do café em flocos. 

Esse método é conhecido como freeze dried. Inicialmente, os grãos são torrados e moídos, mesmo método utilizado para fazer o pó. 

Entretanto, em seguida, esse pó é transformado em um extrato líquido de café. Em seguida, ele é congelado a uma temperatura média de menos quarenta graus Celsius. 

Nesse momento é que os fabricantes também adicionam mais sabor ao café. Em seguida, depois de congelado, é que o café é triturado para a produção dos flocos.

E, então, ele passa por um processo para retirar qualquer água que ainda tenha ficado nos flocos, para somente depois ser embalado.

Mas qual seria a diferença para a sua saúde em relação ao café liofilizado e o corriqueiro café em pó? Veja, a seguir, seus benefícios. 

Benefícios do café liofilizado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de café possui muitos nutrientes e pode trazer aquela sensação de agitação que o café coado também traz. 

Para aqueles que precisam ficar ligados, o café liofilizado possui até mesmo mais cafeína em sua composição. 

O café liofilizado também possui como uma de suas principais características o seu aroma. Isso acontece porque, devido ao processo pelo qual passa, ele perde menos nutrientes. 

Além disso, a sua cor preta mais forte é mantida. Por mais que ele não seja idêntico a um café cujo os grãos são moídos na hora, ele é uma ótima opção para quem quer um bom café a qualquer momento.

Afinal de contas, você pode comprar embalagens individuais que correspondem à uma dose de café e fazer o seu café fresco na hora que quiser.  Você não ficará refém, por exemplo, do café da garrafa, que foi feito muitas horas atrás. 

Veja também: Café requentado faz bem? Saiba tudo aqui!

Como fazer o café liofilizado?

Existe mais de uma possibilidade para você fazer um café liofilizado. Você pode tanto fazer na máquina como direito em sua xícara. Entretanto, não são todas as máquinas que aceitam ele. 

Você pode começar fazer o seu café esquentando água, inicialmente. Essa água pode tanto ser esquentada no fogão, como também em uma chaleira elétrica e até mesmo no microondas. 

Em seguida, veja as instruções do fabricante para você saber quanto deve adicionar à uma xícara de água quente. 

Essa quantia também irá depender muito de seu paladar. Se gostar de um café mais forte, o indicado é que coloque mais café e menos água, por exemplo. 

Assim, se você quiser, também pode adicionar leite neste momento ou até mesmo açúcar. 

Existem opções de café liofilizado que já vêm com açúcar. Caso queira, pode comprar um desses. 

Uma outra opção, caso você seja amante de café com leite, é que você misture o café diretamente com o leite quente. 

Se achar mais interessante, você também pode misturar um pouco dos grãos de café liofilizado com água em temperatura ambiente para formar um creme e, em seguida, adicionar ou o leite ou a água quente. 

Isso fará com que o seu café tenha um gosto mais suave. Esse café liofilizado também é ótimo para fazer cappuccino. Basta apenas que você adicione leite mais cremoso e chocolate a gosto. 

Sendo assim, são várias as possibilidades de como você pode fazer o seu café liofilizado. Dê asas à sua imaginação para que possa ter o sabor que mais te agrada. 

Onde comprar?

Para você comprar o seu café liofilizado é muito simples. Basta que você vá a um mercado. Normalmente, ele é possível de ser encontrado em qualquer mercado. 

E você pode escolher a embalagem que melhor se encaixa à sua necessidade. Por exemplo, existem potes com café liofilizado como também existem saquinhos com porções para uma somente uma xícara. 

Assim, caso você opte por comprar um pote com os grãos, toda a manhã você pode misturar a quantidade que você quer com a quantidade de água que deseja. Dessa maneira, terá o café com a concentração que deseja. 

Mas se quiser comprar em saquinhos, você pode deixar na mochila ou na bolsa e conseguir tomar um bom café sempre que tiver um pouco de água quente à sua disposição. 

O café liofilizado possui como uma de suas maiores vantagens ser prático. Essa praticidade é ótima para quem precisa ter um café rápido em momentos decisivos. 

Você não irá mais precisar tomar o café adoçado que, muitas vezes, estão nas garrafas térmicas. Nem precisará ficar procurando uma cafeteria. Basta apenas que você faça rapidamente o seu café liofilizado de sua maneira para tudo estar bem. 

Uma dica importante para você ter mais sabor é sempre dar a preferência para boas marcas de café. Como o café liofilizado é conhecido por muitas pessoas como café instantâneo, você poderá encontrar esse nome em algumas embalagens. 

Entretanto, normalmente, as embalagens que possuem a inscrição café liofilizado possuem uma melhor qualidade de sabor. 

Se você ainda não experimentou esse tipo de café, não deixe de comprar e experimentar. Com certeza, ele irá te surpreender por conta de sua praticidade e sabor.