Curiosidades

Café requentado faz bem? Saiba tudo aqui!

Requentar o café é uma prática bastante comum entre a população. Porém, esta prática é abolida por especialistas, devido aos malefícios trazidos à saúde.

Não importa a forma que o café foi preparado: coado, espresso, filtrado ou prensado, requentar o café não é recomendado, pois a oxidação da bebida não fará bem ao indivíduo que a consumir.

O café requentado pode fazer mal à saúde a curto prazo. Por isso, é muito comum pessoas que consomem café requentado reclamarem de dores no estômago, cabeça, azias e até tonturas.

Tomar café muito quente também faz mal à saúde. Uma vez ou outra pode não causar grandes problemas, mas é necessário estar atento para que não se torne um hábito. 

De acordo com estudos, requentar o café no microondas ou na máquina de café elimina todo o aroma do café que foi preparado anteriormente. O aroma do café é o que dá o sabor da bebida. Ou seja, eliminando o aroma, automaticamente, o sabor do café também será eliminado.

Ao esquentarmos o café já preparado, ocorre uma degradação das substâncias contidas na bebida, deixando o café com gosto ruim, de queimado e sem o sabor original. 

Muitas pessoas também costumam colocar o café já preparado em garrafas térmicas.

Porém, se a garrafa tem o poder de manter o líquido aquecido por muitas horas, é válido lembrar que isto acelerará o processo de oxidação da bebida, principalmente se a bebida já estiver adoçada. Este processo de oxidação que é prejudicial à saúde. 

Veja também: Conheça as mais diferentes maneiras de preparar café

Malefícios do café requentado

  • Azia;
  • Dor de cabeça;
  • enjoos e dores no estômago; 

Oxidação do café e os danos à saúde

A oxidação se dá quando as propriedades da bebida são alteradas. No caso do café, ao ocorrer a oxidação, seu sabor e aroma são perdidos.

O próprio nome já diz: oxidação, que é quando uma matéria orgânica entra em contato com o oxigênio, causando alterações na bebida. Embora o oxigênio possua o poder de manter seres humanos vivos, neste caso, é extremamente nocivo ao ser humano. 

O processo de oxidação do café aumenta de velocidade a cada 10°C acima da temperatura ambiente, que normalmente fica entre 25°C, quando o café é colocado em uma garrafa térmica. Aos 50°C, a oxidação irá ocorrer duas vezes mais rápido. 

Uma vez que o café já esteja preparado, seu processo de oxidação começa após cerca de 20 minutos. Se for guardado em uma garrafa térmica, a estimativa é de que a oxidação ocorra em, aproximadamente, uma hora.

O açúcar é o maior inimigo no processo de oxidação, pois, se o café estiver adoçado, o açúcar destrói os componentes que proporcionam o sabor do café e seu aroma. Ou seja, a se for utilizar a garrafa térmica, é recomendável que seja minutos após o preparo do café. 

Um café bom e de qualidade, com todos os benefícios, é o café novo, preparado na hora, rico em sabor e aroma. Para que o café possa conter todos os benefícios, é necessário utilizar grãos mais frescos, de boa qualidade, manter o café em um recipiente bem armazenado, prepará-lo corretamente e tomar assim que terminar o preparo.

Veja também: Conheça os 10 benefícios do café para a sua saúde

Benefícios que um café fresco traz à saúde

Com apenas uma xícara de café, é possível notar melhoras no humor, coração e na prevenção de várias doenças.

Um café bom pode trazer inúmeros benefícios à saúde, auxilia na prevenção de diabetes tipo II, doença de Parkinson, Alzheimer, problemas renais, entre outras doenças.

Além destes benefícios, o café ajuda a melhorar a concentração, fazendo com que o indivíduo pense melhor e de forma mais otimizada. 

Segundo especialistas, crianças a partir de 2 anos de idade podem consumir café, obedecendo as recomendações médicas a respeito da dosagem, que pode variar de acordo com a idade, peso e altura da pessoa.

Além disso, o café é um grande aliado de pessoas que buscam perder peso e ajuda a melhorar dores de cabeça.

E se o indivíduo está sentindo fadiga ou cansaço e deseja despertar, o café também ajuda a dar mais energia, deixando a pessoa mais alerta e reforçando a capacidade de concentração do indivíduo. Também melhora o humor e previne várias doenças, até o câncer. 

A respeito de doenças do coração, de acordo com pesquisas, os compostos fenólicos que estão presentes no café protegem contra doenças cardiovasculares. Ao consumir uma xícara de café, já é possível notar os benefícios. 

Nada de café requentado

Não é recomendável tomar café requentado. Porém, algumas pesquisas e testes foram feitos para evitar o desperdício da bebida.

Um pesquisador coreano chamado Jeon Hwan Ju desenvolveu uma excelente utilidade para as borras de café: uma impressora sustentável, que foi denominada como RITI Coffee. Seu cartucho utiliza tintas bem menos poluentes. 

A impressora funciona assim: o indivíduo deposita o que sobrou do café matinal, ou qualquer outra bebida que contenha cafeína, como o chá, por exemplo, em um recipiente próprio para receber estas substâncias.

Este recipiente já vem junto a impressora. Após fazer isto, basta colocar o papel e movimentar manualmente de um lado para outro, igual faz uma impressora automática. Em poucos instantes, é possível obter uma impressão de textos ou imagem com uma boa qualidade, sem precisar sujar as mãos de tinta. 

O objetivo dessa impressora, além de proporcionar um meio mais sustentável, ao invés de utilizar meios elétricos, funciona manualmente para estimular o indivíduo a praticar exercícios físicos matinais e que ajudem a perder calorias que foram ganham no café da manhã.

O mais interessante da impressora é que o papel sai com o cheiro de café, o que talvez estimule o apetite do indivíduo. 

O café é uma das bebidas mais amadas mundialmente, diferente de qualquer outra bebida, por possuir um sabor e aroma únicos.

A administração correta da bebida torna-se indispensável na vida do ser humano, exatamente por proporcionar benefícios à saúde mental e física. O segredo está no equilíbrio ao consumir a bebida. 

Caso seja consumido em excesso, o café tem efeito reverso, provocando irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça e musculares. Por possuir cafeína, não é recomendado a pessoas que têm problema de insônia e, também, pode levar à dependência.

Saiba mais: Malefícios do café: Como ele pode afetar a saúde?