Cafezeiro Profissional

Hario V60: saiba mais como funciona o porta-filtro

Você já ouviu falar na incrível Hario V60? Não? Trata-se de um item muito interessante para quem não dispensa aquele cafezinho pela manhã.

Apesar de ainda não ser vendido no Brasil, é interessante conhecer esse utensílio, que promove um gosto diferente ao café coado. Quer saber o que é a Hario V60? Basta acompanhar o artigo.

Veja também: Como preparar café coado? Aprenda passo a passo!

O que é a Hario V60?

À primeira vista, a Hario V60 parece muito com um porta-filtros tradicional, daqueles facilmente achados em lojas de R$ 1,99. Mas é muito mais do que isso.

Esse utensílio é criado para satisfazer os gostos de um café limpo e saboroso que as pessoas têm. O segredo para tudo isso está nos detalhes, no modo com a Hario V60 é construída.

Os detalhes pequenos presentes no modelo da Hario V60, apesar de não chamarem a atenção pelo tamanho diminuto, fazem toda a diferença, e é por isso que quem não conhece os detalhes do modelo até se surpreende com a qualidade que o produto apresenta desde o primeiro café.

Como funciona a Hario V60?

A simplicidade, nesse caso, é tudo, o que, para algumas pessoas, até mesmo confere um charme.

Na parte interna, por exemplo, há linhas espirais que servem para facilitar a expansão do pó do café no momento em que ele está sendo coado. Há também uma grande abertura na base do coador que permite que a velocidade do processo seja controlada.

Esses dois itens na Hario V60 são o bastante para fazer uma extrema mudança não em só como o café é feito, mas também implicando de forma direta no resultado da coagem.

No fim do processo, o café resultante fica perfeito, com um sabor diferenciado e totalmente limpo (do tipo que, no fundo do copo ou xícara, não fica o pozinho do café).

Veja também: Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos

Por que o sabor da Hario V60 é tão bom?

A explicação para o sabor da Hario V60 ser tão bom e diferente dos cafés preparados de forma comum é porque, da forma peculiar como é construída, o utensílio é capaz de maximizar a acidez e a doçura do café coado, além de proporcionar outras características do tipo para a bebida.

Na feira 6º Espaço Café Brasil, as pessoas que provaram o café da Hario V60 se surpreenderam positivamente. No evento da Café Editora, Raul, durante sua palestra ministrada em  parceria com Daniela Capuano (da Suplicy Cafés Especiais) e Cecília Sanada (da Octavio Café), disse: “É isso que eu chamo de bebida limpa! Sem vestígios, só café.”

O filtro de papel usado na Hario V60

O filtro de papel usado na Hario V60 também merece algum destaque, visto que é diferente dos demais e que, por isso, promove um resultado diferente no café coado. Diferentemente dos filtros tradicionais, o filtro de papel deste utensílio é totalmente em formato de cone.

Isso pode não parecer grande coisa, mas espere até saber que isso promove a filtragem por igual, não deixando que o fluxo da água se encontre com obstáculos.

Mais uma vez, pode parecer não ser muito importante, mas isso faz toda a diferença — uma diferença que será percebida pelo sabor da Hario V60 assim que a pessoa tomar o café.

Quais os materiais usados no produto?

Os materiais usados para a criação do produto também conferem um charme que merece ser comentado. Há várias opções de escolha para quem quer comprar uma Hario V60.

Se a pessoa deseja um uso mais pessoal, apenas para ela, pode comprar a opção menor, que é de 130gr/ml, o equivalente a uma xícara de café. Atende suas necessidades.

Se a pessoa deseja fazer mais xícaras de café de uma vez, pode se satisfazer ao comprar uma Hario V60 que prepara três xícaras, o que dá 390gr/ml.

Para ambos os casos, é possível encontrar o produto em plástico, nas cores vermelha e transparente, porcelana, nas cores vermelha e branca, e também em vidro. Fica a gosto do comprador.

Veja também: Conheça as mais diferentes maneiras de preparar café

Cada material dá o mesmo resultado?

Não, de jeito nenhum. O resultado do café coado será diferente dependendo de como ele foi preparado, o que não se trata apenas de como é o funcionamento da Hario V60.

A questão vai muito além, dizendo muito também sobre o material em que o produto é feito, como os que citamos mais acima: se o produto é de plástico, porcelana ou vidro.

Hario V60 de porcelana consegue manter a temperatura da água a ser coada por mais tempo, o que é bastante útil para quem está cansado de comprar garrafas que não preservam o calor.

Isso já elimina o problema. Mas não é só isso: o produto de porcelana é ideal para quem gosta que o corpo e a doçura do café ganhem mais destaque no paladar.

Mais alguma coisa muda o resultado?

Sim, outras coisas podem mudar o resultado do café coado pela Hario V60, mas são particularidades que não dependem do produto nem de suas especificidades. São coisas presentes em outros procedimentos para fazer o café que não utilizam o produto.

Por exemplo, a pré-infusão e a moagem são processos muito importantes para o ato de fazer qualquer café, com quaisquer utensílios, e o impacto, portanto não se limita ao café produzido pela Hario V60.

Mas claro que influencia nela também. Para se ter uma ideia, comprar grãos diferentes produz, obviamente, resultados diferentes.

Há previsão para lançamento aqui?

Tendo em vista todos os benefícios de ter uma Hario V60, sem nenhuma desvantagem já demonstrada, muitas gente está com vontade de comprar uma.

Entretanto, o produto não está lançado no Brasil ainda, e não há uma previsão para quando isso vai acontecer.

Todavia, se a pessoa interessada quiser experimentar o café produzido pela Hario V60 para, quando houver o lançamento, comprar seu produto, pode ir até a Octávio Café e pagar por uma xícara, que custa R$ 7. O local fica no Jardim Paulistano, em São Paulo.

Você também quer ter uma Hario V60? Junte-se ao time. Caso tenha gostado do artigo, é bem provável que se interesse pelos nossos outros. Aguardo você lá. Obrigado por ler o texto até aqui e até mais!