Marcas de Café

Café Orfeu: conheça mais sobre a bebida de categoria especial

Já ouviu falar nesse café? O popular Café Orfeu, que é produzido no Brasil e consumido pelos brasileiros, está enquadrado na Categoria Especial, que é a mais alta que um café pode alcançar.

Nisso, já dá para depreender que é um café excelente, sem ressalvas. Portanto, para fazer jus à qualidade do Café Orfeu, este artigo surge com o objetivo de falar mais sobre ele.

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

O que é o Café Orfeu?

Muita gente pensa que, visto que o Brasil é um grande exportador de café para todo o mundo, muitos dos bons cafés produzidos em solo nacional são exportados.

Você pensa isso? Pode ser verdade, mas isso não acontece com o Orfeu, mesmo sendo de qualidade. O Café Orfeu é só brasileiro e recebeu um dos prêmios mais importantes nessa área, o Cup of Excellence.

O que é o concurso Cup of Excellence?

Você já ouviu falar nesse concurso? O Cup of Excellence é o concurso mais importante em relação ao mundo do café. Todo produtor de café planeja ganhar nele. Se uma marca é premiada com o concurso, ela está ganhando a premiação máxima nessa área.

Trata-se da maior credencial que o café de Categoria Especial pode receber, e só pode participar cafés dessa categoria. Como o Café Orfeu está enquadrado nisso, sempre aparece nas listagens de participantes do concurso.

Lotes de diversas marcas de cafés brasileiros, além dos de fora, participam nos concursos, que são avaliados por especialistas do mundo todo.

Entretanto, apesar de diversas marcas se inscreverem, foi o Café Orfeu que recebeu o maior número de premiações do Cup of Excellence. Ele foi premiado 24 vezes em duas categorias: Cereja Despolpado e Natural.

O melhor do mundo, pessoal. Isso não é nenhuma conquista para se ignorar.

O concurso Coffee of the Year

E nesse concurso, você já ouviu falar? Esse outro concurso também premia marcas de café do mundo todo, sendo amplamente reconhecido por quem comumente concorre. Ele acontece todos os anos na Semana Internacional do Café.

Café Orfeu recebeu a premiação de primeiro lugar duas vezes e, várias vezes, esteve dentre os dez melhores cafés do Brasil no concurso. É, com toda a certeza, um feito incrível e que merece o nosso orgulho. Não é à toa que muita gente associa um bom café ao Brasil.

Veja também: Café Jack Daniels: Conheça o produto

Concursos brasileiros

Café Orfeu também é muito premiado nos concursos brasileiros, como é o caso do Aroma BSCA, muito famoso por aqui. Trata-se de uma premiação da Associação Brasileira de Cafés Especiais, que inclui, como o próprio nome sugere, todos os cafés de Categoria Especial.

Nesse aclamado concurso, os maiores especialistas do café de todo o Brasil fazem uma avaliação dos concorrentes e selecionam os vencedores, baseando-se nas características que estão em jogo, como aroma e sabor.

Na edição do ano de 2017, o Café Orfeu venceu as duas categorias em primeiro lugar, mostrando de novo a excelência de seus grãos selecionados.

Como um café pode entrar para a Categoria Especial

Para entrar para a Categoria Especial, um café precisa ter diversos tipos de reconhecimento para finalmente ser certificado e ganhar o selo que diz que ele está dentro dessa categoria. Há vários procedimentos para garantir que o café realmente é de Categoria Especial.

Para alcançar a Categoria Especial, é preciso ter certificado de qualidade, ter rastreabilidade — que é quando o consumidor sabe exatamente de onde veio o café e como foi produzido — e alcançar pelo menos 80 pontos de um total de 100 na SCAA, que é a Associação Americana de Cafés Especiais. É levado em conta, dentre outros atributos, o sabor e o aroma.

Só então, o café está preparado para concorrer em prêmios como o Aroma BSCA, o Cup of Excellence e o Coffee of the Year. O Café Orfeu, por exemplo, passou por todas essas etapas antes de entrar para essas competições.

Como é produzido o Café Orfeu?

A produção do Café Orfeu acontece nas Fazendas Sertãozinho. Lá mesmo, ele é colhido, torrado, embalado e entregue para as distribuidoras. O procedimento todo, desde o plantio da semente até a embalagem, é feito e controlado nas dependências da fazenda, que fica no Sul de Minas.

Mas ainda há mais detalhes interessantes. O cultivo do Café Orfeu tem que ser feito em uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, porque isso influencia diretamente na doçura, no corpo e no aroma do café.

O processo, desde o início, influencia no resultado. Depois do plantio e da colheita, o café é torrado, e então, os grãos são selecionados manualmente, para eliminar qualquer defeito que eles possam vir a ter.

José Renato Dias, diretor-geral da Fazenda Sertãozinho, diz o seguinte: “São muitos fatores que influenciam na qualidade da bebida, desde a escolha das variedades, altitude, alguns segredos de nutrição até o cuidadoso processo de secagem. Nosso café é 100% rastreado e somos a única fazenda do mundo com sistema de gestão da qualidade ISO 9001 em toda produção.

O café na nossa mesa

O café está com o povo brasileiro desde muito tempo. O Brasil, desde muitos anos, foi um grande produtor e exportador de café, sendo, muitas vezes, conhecido mundo afora por apenas isso. O café está com os brasileiros pela manhã, puro ou com leite, à tarde, à noite e mesmo em outros horários.

A qualidade do Café Orfeu é surpreendente não por ser exclusivamente brasileiro, mas sim, porque, além disso, ele é produzido de uma maneira que o fez receber diversos prêmios ao longo de sua existência. O Café Orfeu está disponível em sua loja digital.

Há vários tipos de Café Orfeu no site, como o modelo orgânico, o clássico, o intenso, o café suave em cápsulas, o café de sachês, o café descafeinado e muitos outros.

Além disso tudo, há vários kits para quem realmente ama café. Alguns kits acompanham cafeteiras e outros itens. Visite o site e experimente também o Café Orfeu.

Você já tomou Café Orfeu? Conte para a gente nos comentários. Obrigado por ler o artigo e até mais!