Com fãs incondicionais no mundo todo, o cappuccino é uma bebida tradicional que existe há anos. Apesar de ganhar diversas adaptações e versões de receitas, a original ainda é a preferida. Mas você sabe qual é a história dessa bebida cremosa e deliciosa? Saiba mais sobre ela a seguir.
Como surgiu o cappuccino?
Diferente do que você pode pensar, o cappuccino não surgiu das mãos de algum barista inspirado. O que se sabe dessa bebida tão especial é que ela surgiu em meados dos séculos XVI ou XVII, através das mãos de um monge italiano. Estamos falando de Marco D’Aviano, importante militante que resistia a invasão Islâmica ao território europeu.
Segundo pesquisadores e historiadores, foi em meados do ano de 1683 que o monge se inspirou de fato para criar essa bebida. Durante a tentativa de invasão de Viena pelo exército islâmico que recuou, diversas sacas de café foram deixadas para trás.
O sabor do café turco era muito amargo, dessa maneira os vienenses acabaram adicionando substâncias como o leite e o mel, que o adoçaram. Assim, a receita recebeu o nome desse monge guerreiro.
A origem da palavra cappuccino é italiana, a tradução de “cappuccio” é capuz, “ino” é diminutivo, dessa forma o capuz se transformou em pequeno capuz, como aqueles usados pelos monges franciscanos.
A receita tradicional do cappuccino italiano leva café expresso, leite e leite vaporizado. Ingredientes como canela e chocolate foram adicionados com o tempo. No Brasil, é comum esses ingredientes incorporarem a receita.
As receitas de Latte e Machiatto são as variações da receita tradicional, levando os mesmos ingredientes.
Qual a maneira correta de fazer cappuccino?
Decerto, na receita tradicional italiana, o cappuccino é feito adicionando um terço de leite, um terço de café e um terço de espuma do leite.
O ótimo resultado da receita é obtido através de fatores importantes como a temperatura do leite, a qualidade do café e a textura da espuma. Fazer uma vaporização perfeita é um dos desafios do barista em começo de carreira.
O ideal é que a bebida fique cremosa com um aspecto aveludado. Quanto mais cremosa, melhor será!
No Brasil, é comum que a bebida seja servida com chocolate, cacau e canela. Se a proporção das receitas for alterada, novas bebidas surgem como o café macchiato e o café latte.
Quais são os benefícios do cappuccino?
O cappuccino é uma excelente bebida para a saúde humana, pois contém os benefícios do café e do leite.
O café atua nos processos de digestão, rejuvenesce as células, além de melhorar as funções cerebrais, mantendo esse órgão longe de doenças degenerativas como o Alzheimer.
O leite é um excelente alimento para repor o cálcio, mineral importante que ajuda na formação de ossos e dentes, além da proteína que é responsável pela construção e manutenção de músculos.
Caso o cappuccino contenha chocolate, ele ainda recebe os seus benefícios antioxidantes, que regula toda a circulação sanguínea, diminuindo o cansaço do corpo.
Para adoçar a sua bebida e deixa-la mais saudável você pode usar açúcar demerara, mascavo, mel ou adoçante mesmo. Qualquer uma dessas escolhas vai deixar a sua bebida muito saborosa.
Confira a seguir algumas receitas deliciosas de cappuccino
1 – Cappuccino simples caseiro
Ingredientes
- 200 ml de leite em pó, pode ser de qualquer marca, integral ou desnatado, você que escolhe;
- 3 c. de sopa de café instantâneo solúvel de qualquer marca também;
- 1 c. de sopa de chocolate em pó ou achocolatado;
- 6 c. de sopa de açúcar demerara, mel ou adoçante;
- 1 c. de café de canela em pó;
- 1 c. de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de fazer
Em um recipiente, adicione todos os ingredientes. Feche esse pote e chacoalhe bem até misturar tudo. Você pode fazer essa mistura utilizando o liquidificador se quiser, até essa mistura se tornar um pó bem fininho.
Se preferir pode não adicionar o açúcar, dessa maneira você adoça diretamente na xícara. O preparo é bem fácil, em uma xícara coloque duas colheres de sopa dessa mistura e complete com água quente ou leite se preferir.
2 – Cappuccino com poder termogênico
Ingredientes
- Café instantâneo solúvel: 1 c. de chá de ;
- 1 c. de chá de açúcar demerara, mascavo, mel ou adoçante;
- 1 x. de chá de leite, a melhor opção é o desnatado;
- Água bem quente: 1 c. de sobremesa;
- 1 c. de chá de cacau;
- Canela a gosto.
Modo de fazer
Para formar aquela espuma tradicional do cappuccino, posteriormente com um mixer ou no liquidificador mesmo, bata o café com a água quente e o açúcar.
Aqueça o leite ou a água e coloque em uma xícara. Por fim, misture a canela e o cacau, junte o café e misture até ficar bem homogêneo.
Se preferir, pode trocar o leite comum, pelo leite vegetal.
3 – Shake de cappuccino
Ingredientes
- Leite desnatado ou qualquer bebida: 150 ml;
- 1 c. de sobremesa de café instantâneo ou solúvel;
- 5 cubos de gelo;
- 1 colher de sobremesa de achocolatado diet ou light ou alfarroba ou cacau puro em pó;
- 1 c. de chá de canela em pó.
Modo de fazer
O modo de fazer esse shake é bem simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em um recipiente e colocar na geladeira. Beba essa mistura bem gelada!
4 – Frapê de cappuccino
Ingredientes
- 400 ml de leite desnatado ou leite integral ou qualquer bebida vegetal;
- Bolas de sorvete, 4 é uma boa quantidade;
- 20 gramas ou 2 c. de sopa de chocolate ou cacau em pó;
- 40 gramas de pó de cappuccino, você pode fazer ou utilizar os prontos que já existem;
- Cubos de gelo.
Modo de fazer
Decerto, esse frapê pode ser feito no liquidificador, para isso basta bater o sorvete, o leite, a mistura de cappuccino, o chocolate e por último, os cubos de gelo.
Bata essa mistura por aproximadamente 15 segundos ou até que os gelos fiquem em pedaços.
Por fim, pegue um copo, coloque calda e sirva a mistura, polvilhe canela e adicione chantilly no final.
Como vimos, o cappuccino oferece muitos benefícios ao organismo, mas pessoas que possuem qualquer tipo de irritação gástrica por causa do café ou do leite, devem procurar um médico ou nutricionista.