Café Kopi Luwak: conheça o café mais caro do mundo

Já ouviu falar do Café Kopi Luwak? Talvez, você não conheça por esse nome, mas ele é considerado o melhor e, também, mais caro café do mundo.

Muitas pessoas são acostumadas a tomar café todos os dias dos mais diferentes jeitos e das mais diferentes formas.

Alguns preferem café com açúcar, outros já preferem sem. Café com leite, Cappuccino, Mocaccino e etc. O café é uma bebida utilizada em quase todo o mundo.

Para ingerir essa bebida, é necessário alguns cuidados, já que ela é considerada um energético. 

Por exemplo, tomar café próximo da hora de ir dormir pode não ser uma boa ideia, principalmente se você sofrer de insônia.

Mas algo que precisa ser cuidado é que o café, com o consumo excessivo, pode se tornar um vício. Isso mesmo! Um vício como fumar ou ingerir bebida alcoólica.

Essas pessoas se ficam sem café podem enfrentar problemas, como:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Irritabilidade;
  • Nervosismo;
  • ‘Ataques’ de raiva;
  • Dificuldade para se concentrar.

Agora que já fizemos um apanhado rápido sobre o café, vamos falar sobre o café mais caro do mundo.

Veja também: Conheça os 9 cafés mais caros do mundo

O que é Café Kopi Luwak?

O Café Kopi Luwak é considerado o mais caro do mundo, pois possui todo um processo, digamos, bem artesanal. Esse café é originário da Indonésia e, também, é conhecido como Civet Coffee.

A palavra Kopi significa café, enquanto que a palavra Luwak significa Civeta. O Civeta é um animal originário da Indonésia e seu nome é dado ao café mais caro do mundo, pois ele tem um papel fundamental no processo de produção.

Para começar, esse animal se alimenta exclusivamente das frutas do café e de mais nada. Ele ainda é exigente, comendo apenas as frutas mais vermelhas/maduras.

Quando a fruta caí no estômago do animal, os sucos gástricos dele digerem a fruta, mas não a semente. A semente, por sua vez, é fermentada no estômago do animal, o que faz o aroma da fruta acentuar na semente.

Por fim, o animal defeca as sementes, que são secas no Sol, para depois serem moídas. Sim, você não leu errado! O Café Kopi Luwak é feito exclusivamente das fezes da Civeta.

Isso pode parecer estranho em um primeiro momento, mas garantimos que o café não é ‘nojento’, fedido ou mesmo perigoso para a saúde (afinal, são fezes).

Todo o processo de secagem e torragem dos grãos tira todo o mau cheiro das fezes (que, por sinal, não é muita coisa) e, também, ‘mata’ todos os microrganismos, que poderiam prejudicar as pessoas de alguma forma.

Na indonésia, é comum a venda das fezes do animal para que o café seja secado, torrado e moído pelas próprias pessoas em suas casas.

O Civeta, por sua vez, é um mamífero da mesma família do gamba. A produção desse café não ultrapassa os 400 quilos por ano.

Veja também: Tipos de torra de café: conheça os principais

Onde comprar e preço do Café Kopi Luwak?

O preço do Café Kopi Luwak pode ser um susto para muitas pessoas. Quinhentos gramas do café ( meio quilo) tem um valor médio de 600 dólares (podendo chegar até a 1000 dólares).

Ou seja, um pacote de 500 gramas custa em média 2500 reais. Agora, comprar esse café pode não ser uma tarefa fácil, se você procurar uma loja física.

Você precisará procurar por uma loja especializada em cafés ‘Premium’ e ‘Gourmet’. Certamente, não encontrará um pacote desse café na prateleira de um mercado.

Algumas cafeterias de classe alta também servem esse café. Uma xícara de café espresso ou pingado feito com o Kopi Luwak está na média de 50 reais.

Pela internet, você encontra lojas especializadas na venda desse café com mais facilidade. Porém, é preciso ter cuidado redobrado.

Antes de realizar uma compra, verifique a ‘procedência’ do site. Se a loja online realmente existe, se tem CNPJ e etc.

Se encontrar alguma coisa que ‘não bate’ na loja, significa sinal de alerta. Certamente, uma loja que vende o café mais caro do mundo tem toda a sua ‘documentação’ em ordem.

Evite comprar pela internet de pessoas físicas ou de sites onde você compra de pessoas/lojas que não consegue verificar a procedência (como no caso do Mercado Livre). Esses passos são importantes para que você não compre um produto falsificado.

O ‘primo brasileiro’ do Kopi Luwak

Engana-se quem pensa que o Kopi Luwak é o único café do mundo feito à base das fezes de um animal. Aqui mesmo no Brasil, encontramos um ‘primo’ do Kopi Luwak. Seu nome? Jacu Coffee.

Coffee significa café e Jacu é o nome do animal que come a fruta do café e, depois, tem suas fezes utilizadas. Esse café foi criado no Espírito Santo, meio que por acaso. Uma fazenda de café estava sofrendo ‘ataques’ seguidos de Jacu.

Como eram muitos animais, as perdas começaram a ser grandes. Foi, então, que o dono da fazenda teve a ideia de usar as fezes para fazer o café. Essa ideia teve como base o próprio Café Kopi Luwak.

Se você quer saber como é tomar um café feito com base em fezes de animais, porém não quer desembolsar tanta grana, pode experimentar primeiro um Jacu Coffee.

O valor médio de um pacote de 500 gramas é de 400 reais. Ainda pode parecer bem caro, mas é muito mais barato que o seu ‘primo’ da Indonésia.

Como fazer o Café Kopi Luwak?

Esse café vem sempre em grãos. Então, você precisará de um moedor de café para iniciar o processo. Como esse café não possui um amargor muito forte, você pode utilizar duas colheres de sopa dos grãos para cada xícara média que desejar fazer.

Se preferir um café bem forte, utilize 3 colheres de sopa por xícara. O próximo passo é moer o café em um pó fino. Coloque o pó de Café Kopi Luwak no coador de café.

A água desse estar próxima de ferver (mas nunca fervida). Mantenha a temperatura entre 80 até 90 graus Celsius. Essa temperatura é necessária para ‘desbloquear’ todos os sabores e gostos.

Adicione água aos poucos, até, no máximo, metade do coador, e não deixe muito tempo sem adicionar mais água. Não é recomendado adicionar leite a esse café e nem açúcar.

Gostou das nossas dicas sobre o Café Kopi Luwak? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!