Cafezeiro Profissional

Café irlandês: conheça os benefícios e como preparar

O café irlandês é uma ótima pedida para os dias que estão frios. No inverno, por conta de sua mistura de café quente com uma dose de um bom uísque irlandês, faz qualquer um se aquecer. 

Esse café pode mais ser considerado como um drink, por conta de seu teor alcoólico. Assim, se você tem curiosidade em saber mais sobre esse café e também aprecia a mistura de bebidas alcoólicas com a cafeína, não deixe de ler esse artigo.

No decorrer dos próximos parágrafos, te mostraremos como você pode fazer e também irá conhecer um pouco mais dessa bebida tão apreciada no mundo inteiro. 

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

O que é o café irlandês?

Esse café teve origem na Irlanda, como o seu nome já remete. E foi elaborado para esquentar um grupo de turistas americanos que havia acabado de chegar ao país em um inverno bem rigoroso. 

Acredita-se que esse ocorrido tenha acontecido por volta da década de 1940. No grupo que estava congelando com o frio irlandês, e só teve um alívio depois de tomar o drink, estava um jornalista. 

Este apreciou tanto a receita que passou a fazê-la nos Estado Unidos. Entretanto, misturar café com bebidas alcoólicas não é algo novo.

Estima-se que desde o século XIX já existia esse hábito. E a cafeína era misturada a vários tipos de destilados e, também, a licores, para ser saborizada de outra maneira. 

O fato é que cafeína e bebidas alcoólicas se combinam muito bem e dão uma característica tanto em relação ao sabor, como também para a sensação térmica, que são únicas. 

Até mesmo aqueles que não são apreciadores de uísque acabam se rendendo ao sabor do café irlandês, pois ele possui um sabor completamente especial.

Assim, se você já está com água na boca para tomar esse drink, veja, a seguir, como você pode fazer para prepará-lo com facilidade. 

Veja também ou outras variações dessa bebida e não deixe de experimentar.

Veja também: Café turco: conheça os benefícios e como fazer

Como fazer o café irlandês?

Para fazer esse café seguindo a receita tradicional, você irá precisar de água quente, açúcar, creme de leite, café (em pó ou solúvel) e, obviamente, um uísque irlandês.

Assim, comece aquecendo a água para dar início a preparação de um café normal. Algumas receitas orientam que seja um café bem forte.

Se você gostar de café forte, opte por um espresso, e foi com ele que foi feita a receita originalmente.

Mas não tem problema caso você não possa dispor de uma máquina de café expresso em sua casa. 

Você pode usar o coador mesmo. Enquanto o seu café vai sendo preparado, você pode bater o creme de leite até ele ficar com um aspecto mais grosso e firme.

Depois, misture o café quente com o uísque e o açúcar. Esse passo é importante é crucial para que seu café tenha o melhor sabor possível. 

Misture bem e garanta que tudo está homogêneo. Em seguida, coloque em uma taça de café irlandês exuberante com o creme de leite batido. 

Se quiser, você também pode optar por servir acompanhado de uma colher, para que a pessoa possa tanto misturar como também comermos pouco do creme separadamente, caso queira. 

Pois, para que o seu café seja realmente o café irlandês, o creme irá ficar acima do líquido e não irá se misturar com ele. Isso dará uma aparência muito elegante e atrativa para o seu drink. 

Uma outra opção que você pode utilizar para requintar a sua receita é adicionar chocolate. Para isso, adicione aos ingredientes uma calda de chocolate. Faça o café normalmente e adicione a ele o uísque e o açúcar. Misture bem, como quando você fez o café irlandês tradicional. 

A diferença será que você terá de bater a calda de chocolate com o creme. Assim, faça a montagem como antes. Use o creme batido com o chocolate para cobrir a mistura e não deixe que os dois elementos se misturem. 

E pronto! Você terá uma releitura do café irlandês extremamente saborosa. Só tenha cuidado para não exagerar no açúcar, pois o chocolate já é adocicado. 

Você também pode optar por usar até mesmo sorvete para dar mais cremosidade ao seu café. Entretanto, ele não irá te aquecer tanto quanto um café irlandês sem sorvete.

Assim, a depender de seu objetivo, você pode escolher como fazer o seu café irlandês e experimentar esse ótimo sabor. 

Não deixe de experimentar essas variações e invente as suas também. O importante é só que você tenha um bom uísque irlandês para dar todo sabor necessário.

Onde comprar e quanto custa? 

Você pode comprar um café irlandês pronto em algumas cafeterias. Mas é mais comum encontrar essa bebida em casas de drinks. Como ele leva bebida alcoólica, não é facilmente encontrado.

Por conta disso, seu preço varia muito. E o preço ainda sofrerá a modificação de preço, por conta do uísque que for utilizado. 

O correto seria usar um uísque irlandês. Entretanto, nem sempre é ele que é utilizado, mas um similar ou até mesmo um uísque nacional. 

Sendo assim, nunca deixe de perguntar qual é o uísque utilizado. Pois se ele for um uísque nacional, por exemplo, já saiba que você não estará tomando o original café irlandês. 

Mas a opção mais em conta é você fazer para você e para seus amigos. Conseguirá fazer em grande quantidade para que todo mundo possa tomar e aproveitar tanto o sabor como a sensação de aquecer o corpo. 

O ingrediente mais caro para você, com certeza, será o uísque. Como esse é importado, o valor não é dos mais baratos. Entretanto, com uma garrafa, você poderá fazer muitos cafés irlandeses. 

A qualidade do creme de leite e do café que você irá utilizar também pode alterar o resultado final de seu café irlandês. Por isso, sempre prefira os produtos de maior qualidade. Assim, você terá um sabor mais próximo de um verdadeiro café irlandês feito na Irlanda. 

Sairá bem mais em conta se você mesmo preparar o seu café irlandês. Além disso, você poderá fazer uma reunião com seus amigos em um inverno rigoroso para todos se aquecerem. 

Veja também: Cold Brew: saiba como fazer o café passado a frio