Cafeteiras

Máquina de café expresso: saiba os benefícios de usar

Você é alguém que busca praticidade em tudo aquilo que faz? A máquina de café expresso é bastante utilizada no dia a dia de muitas pessoas.

Por conta de sua praticidade, ela pode ser manuseada de forma muito simples e, também, poupa muito tempo para quem tem a vida mais agitada.

Você se interessou pelo assunto? Garanto que, ao ler esse artigo, vai se interessar muito mais.

Veja também: Café espresso ou expresso: Qual o certo?

O que é a máquina de café expresso?

No início do século XX, as máquinas de café, também chamadas de cafeteiras, começaram a ser comercializadas e produzidas pela Itália, e não demorou muito até ganharem bastante reconhecimento no mercado mundial. Foi, assim, um claro propulsor para os modelos atuais de máquina de café expresso.

A máquina surgiu em meados de 1901 e tinha bastante características diferentes das cafeteiras atuais: ela era, por exemplo, enorme, além de funcionar a vapor. Isso implicou diretamente no fato de ela não obter muito sucesso em suas primeiras apresentações.

Somente em 1946, depois de passar por algumas mudanças estéticas e estruturais, ela conseguiu reconhecimento no mercado, ganhando um espaço que antes era vetado à ela, tendo em vista que os testes tiveram fracasso.

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, as máquinas de café expresso reduziram o tamanho e melhoraram a qualidade.

Nessa época, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a máquina de café expresso passou a ser vendida nos mercados Gaggia Crema Caffe, produzida pela fábrica da família Gaggia, agora possuía uma novidade.

Revolucionária, a máquina tinha seu tamanho consideravelmente menor, e seu uso, muito mais prático. Em 1958, após muitas adaptações, a máquina de café expresso finalmente passou a ser vendida para o uso doméstico, onde conquistou as famílias por conta da sua praticidade.

Como são e funcionam as máquinas de café expresso hoje em dia? As cafeteiras atuais possuem uma enorme variedade de utilidades e funções, o que, muitas vezes, acaba nos deixando confusos em relação à qual é a melhor opção de aparelho.

A resposta disso é bastante subjetiva e, logo abaixo, será possível ver algumas dessas diferenças, a fim de que você as compare e decida qual é o modelo que mais satisfará às suas necessidades. Vamos lá?

Veja também: Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos

O que diferencia a máquina de café expresso das demais?

O que muitas pessoas não sabem é que as máquinas de café expresso possuem algumas características a mais que as demais máquinas de café comuns.

Na cafeteira comum, é feito o café somente a partir do pó originado a partir do grão moído, o que não acontece com a máquina de café expresso.

Veja também: Máquinas de Café Nespresso: vale a pena?

Na cafeteira expressa é possível fazer também café a partir do café em cápsulas e sachês, ou até mesmo a partir do grão do café.

E, em alguns casos, é até dispensado o uso de filtro de papel. Algumas delas também possuem vaporizadores de leite para o preparo de outros tipos de café, como o famoso cappuccino.

E, se você já tomou o café de uma dessas máquinas, deve ter notado a presença de um sabor bem excêntrico, muito diferente do café coado normal.

Isso acontece graças ao método de coagem utilizado, que é feito com pressão mecânica ou de vapor. E a utilização de água quente faz com que surja uma espuma cremosa por cima do café, que todo mundo adora.

Quais são as outras características da máquina de café expresso?

Como citado, as máquinas de café expresso atuais possuem uma enorme abrangência de detalhes e características que diferenciam umas das outras.

Uma dessas características é o tempo de preparo, que é muito curto e, além disso, as cafeteiras expressas são ideais para quem consome pouco café. Também há aparelhos com reservatórios de tamanhos diferentes.

Porém, boa parte das máquinas de café expresso tem uma capacidade reduzida. Então, são ideais para o uso doméstico ou em escritórios e consultórios médicos.

Caso você queira uma máquina que produza grande uma quantidade de café, esse aparelho não é ideal para você. A melhor opção seria, portanto, o uso de outros tipos de cafeteira elétrica.

Veja também: Cafeteira portátil: conheça 5 modelos para desfrutar de um bom café a qualquer hora e lugar!

Qual é a máquina de café expresso que promove consistência?

Se você quiser como prioridade um café mais consistente, onde é possível sentir o verdadeiro sabor do café, é interessante utilizar a máquina de café com moedor.

E ela traz um sabor, consistência e aroma melhores ainda quando você mói o café na hora. Experimente só! Você não vai se arrepender.

Ainda é interessante citar os porta-filtros. Existem também inúmeras versões de aparelhos com porta-filtros, sendo uma opção mais recomendada para quem já está acostumado a fazer o café assim.

Mas qual modelo de máquina de café expresso escolher?

Essa é uma pergunta que inicialmente pode parecer difícil, mas não é bem assim.

Se o seu objetivo é possuir um aparelho com mais rapidez e com uma maior variação de sabores, uma excelente escolha seria o uso de máquinas que funcionam com a utilização de sachês e cápsulas, além de possuir como benefício uma limpeza mais rápida e fácil.

Para ter um café com uma qualidade excepcional, desde a preparação até o produto final, é melhor a utilização de cafeteiras com a fabricação em inox, já que as fabricadas em plástico prejudicam um pouco o sabor da bebida.

E, caso seja um tipo de pessoa que prioriza a textura e densidade do café, é importante que sua cafeteira tenha cerca de 15 bars de pressão, certo?

A importância do design

Mas não é só isso. Se você vê bastante importância no design do produto, as cafeteiras de café expresso, com toda a certeza, são as certas para você, já que possuem uma grande variedade de modelos e cores que atendem a diferentes gostos.

A melhor escolha de máquina expressa dependerá dos seus gostos e do que você acha mais importante.

Quando se fala em máquinas de café expresso, variedade não falta. Qual o modelo que você acha que ficaria perfeito na sua casa ou no seu escritório? Comente abaixo. Obrigado por ler o artigo e até mais!