Que o cafezinho nosso de cada dia é muito bem-vindo a toda hora, isso a gente concorda. Agora, que um cafezinho gelado pode ser a pedida perfeita nesse verão, isso você vai saber nesse artigo, conhecendo tudo sobre o famoso Cold Brew.
A origem do Cold Brew
Conta-se que o Cold Brew surgiu em meados do século XVII, pela necessidade de transportar o café durante a guerra, em um concentrado de grão já preparado. Com o passar do tempo, esse tipo de café foi ganhando espaço e, no século XX, já era possível encontrar versões do Cold Brew em latas e garrafas nos EUA e Europa. No entanto, foi em meados de 1960 que esse café se tornou famoso no Japão.
Não há dúvida de que em pouco tempo o Cold Brew se torne grande preferência no paladar dos grandes apreciadores de café aqui no Brasil, que, além de ser o maior produtor de café do mundo, possui um clima propício para bebidas geladas em todas as épocas.
Como é feito o Cold Brew?
Diferente do café tradicional passado em água quente, o Cold Brew é um café de extração a frio, ou seja, ele é feito em água totalmente fria. Só que, como a água fria não tem o mesmo poder de extração de aroma e sabor do café que a água quente, no processo a frio ele é deixado em contato com a água por um período que varia entre 12 à 18 horas.
Dessa forma, após esse longo período em contato com a água fria, o café passa a exalar seu aroma e sabor, porém, com uma acidez muito menor do que o café feito no processo tradicional. Estima-se que o Cold Brew chegue a ser até 70% menos ácido que o café feito em água quente.
Receita do Cold Brew
Para preparar seu Cold Brew em casa é muito fácil. Em um recipiente, misture 1 xícara de pó de café (moagem grossa) em 4 xícaras de água, deixando em repouso por um período de 12 à 18 horas.
Depois desse período de infusão, é só passar esse café em um coador de pano ou papel. Está pronto o seu Cold Brew. Sirva gelado.
Duração: Você pode armazenar o seu Cold Brew por até uma semana na geladeira.