Como Fazer Café

Café na prensa francesa: saiba como fazer passo a passo

Dentre as diversas maneiras de fazer café, a prensa francesa é uma das favoritas entre os amantes da bebida mais popular do mundo. Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como preparar café na prensa francesa.

Por isso, nós decidimos ensiná-lo passo a passo no nosso artigo de hoje. Confira!

Veja também: Conheça as mais diferentes maneiras de preparar café

As origens da prensa francesa

prensa francesa é uma infusão, ou seja, os grãos moídos do café entram em contato direto com a água, assim como fazemos com o chá. Essa é uma das maneiras de preparar seu café de forma prazerosa e artística, principalmente para quem ama café. 

Sua origem vem em volta de 1852, quando surgiu o primeiro projeto, ainda sem o êmbolo dentro da jarra, desenvolvido pelo Meyer e Delforge.

Mas foi em 1929 que o designer italiano Attilio Calimani patenteou o modelo que mais usamos, já com o êmbolo dentro da jarra. Assim, foi nomeado como o inventor da prensa francesa

Faliero Bondani, em 1958, patenteou o modelo que levou a prensa francesa a ser vendida nos mercados mundiais. 

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

O que é a prensa francesa?

 A prensa francesa é uma cafeteira que dispensa o uso de filtro de papel e energia elétrica, tornando a ecologicamente correta.

 Sua estrutura é formada por uma jarra de vidro (ou aço inoxidável) e de um êmbolo. No êmbolo, encontra-se uma tela bem fina e fixada.

Por causa desse designer, a prensa francesa permite que o café seja mais encorpado, pois o filtro não absorve os óleos naturais do café, o deixando mais encorpado e super saboroso, além de proporcionar um toque de sofisticação.

O tamanho da prensa francesa é variado, entre 350 ml a 1 litro, assim como as cores e os formatos, possibilitando ser portátil, levando para viagens ou para o trabalho.

prensa francesa é também conhecida como: Cafetière à piston, Coffee plunger, French press, Prensa francesa, Press pot ou Cafetiere. 

Como preparar o café na prensa francesa: passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre a prensa francesa, chegou a hora de aprender como preparar o seu café usando a cafeteira. Confira o passo a passo a seguir:

 Passo 1: Aqueça o recipiente 

  •  Pré-aqueça o recipiente com água quente (depois, jogue fora a água). Isso evita que a preparação seja comprometida com as diferentes temperaturas.

 Passo 2: Escolha os grãos 

  •  Existe duas opções: A primeira é moer seu próprio grão usando um moedor elétrico ou manual. Os grãos moídos na hora apuram os sabores e aromas do café. A segunda é comprar o café moído.

 Tanto na primeira como na segunda opção, é importante que os grãos sejam de qualidade e que tenham a espessura média-grossa (parecido com grãos de aveia).

 A medida é de 100ml de água para 10g (1 colher) de café. Ajuste da forma de sua preferência. 

 Coloque os grãos moídos no fundo da jarra da prensa francesa.

Veja também: Tipos de grãos de café: Arábica e Robusta

 Passo 3: Aqueça a água

  • A temperatura ideal é entre 80ºC e 90ºC. Uma dica é esperar 40 segundos depois que a água começar a ferver. Use somente água filtrada ou mineral. Nunca use água da torneira, pois contém cloro, que altera o sabor do café
  • Despeje dentro da prensa francesa.

 Passo 4: Reserve 

  • Depois de ter adicionado a água no recipiente com o pó do café, mexa delicadamente com uma colher. Reserve por cerca de 4 minutos. Tampe. O êmbolo deve permanecer em seu estágio inicial.

 Passo 5: Pressione o êmbolo

  • Passando 4 minutos, pressione o êmbolo de forma delicada para não quebrar, até sentir a pressão do pó. A bebida irá correr para parte de cima da jarra. 

 Passo 6: Sirva

  • O seu café feito na prensa francesa está pronto para ser servido.

Algumas dicas: 

  • Pratique bastante até pegar o jeito de se preparar.
  • Lave bem a sua prensa francesa entre os usos.
  • Usa uma balança para medir a quantidade de gramas dos grãos de café.
  • É importante que o café seja consumido na hora.
  • O café feito na prensa francesa tente a ficar amargo.
  • Um café de boa qualidade tem que ser feito na medida do consumo. Assim, não será desperdiçado e o sabor do café se manterá.

Veja também: Cold Brew: saiba como fazer o café passado a frio