Marcas de Café

Café Melitta é bom? Saiba mais sobre a marca!

Um dos cafés que mais chamam a atenção nas prateleiras do supermercado é, com certeza, o Café Melitta, seja pelo preço ou pela notoriedade que diz que é um excelente café.

Mas será que o Café Melitta é tão cheio de qualidades assim? Confira o artigo para saber mais sobre ele e sobre o que as pessoas costumam comentar sobre a marca.

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

Café Melitta é bom?

Escolher café pode não parecer uma coisa difícil, mas, uma vez que se pesa os prós e os contras de todas as marcas, além do fato de que o gosto de uma marca pode mudar com o passar do tempos por conta de inúmeros fatores, as pessoas às vezes sentem vontade de experimentar um outro café. Assim, muitos encontram o Café Melitta.

Em muitos testes que podem ser conferidos na internet, fica claro que o Café Melitta é um dos melhores cafés atualmente, senão o melhor de todos.

Em 2015, o Proteste fez um artigo onde falou do teste que desenvolveu para demonstrar qual marca, dentre as 14 que participavam, tinha o melhor café. A marca vencedora foi a do Café Melitta.

O teste de melhor café pelo Proteste

Proteste é um site onde a voz do povo pode ser ouvida, através de protestos postados na plataforma e que se destacam para ter a chance de mudar as coisas.

O site realizou, em 2015, um teste para determinar qual marca, dentre as 14 participantes, tinha o melhor café. O primeiro lugar foi do Café Melitta, que alcançou uma nota de 83 pontos.

Foi a marca que conseguiu a melhor pontuação na qualidade, resultado este que foi obtido a partir da análise de vários aspectos do grão do café.

Por exemplo, a marca foi muito bem-avaliada na análise sensorial especializada, e não teve nenhum prejuízo nos demais quesitos, mostrando, de fato, uma completa excelência. Ela se sobressaiu.

Veja também: Café Death Wish: mais forte e mais poderoso

O que foi analisado?

Para conseguir uma excelente nota de 83 pontos, houve uma análise bastante sistemática e rigorosa das amostras de grãos das 14 marcas de café que participavam. Dentre essas marcas, incluía-se o Café Melitta.

Foi verificado o prazo de validade e a data de fabricação, além de ter havido uma análise específica para a higiene, preços e físico-químicas.

Na análise da higiene, foi verificada a presença de coliformes fecais e totais, além de estafilococcus e Salmonella, no campo da microbiologia.

Outras impurezas, de outra categoria, como cascas, paus, fragmentos de insetos, larvas, pelos de roedores e parasitas, dentre outras coisas, foi feita para o teste de macro e microscopia.

No âmbito da análise físico-químicas, foi verificada a existência de outros extratos de café, extratos de outros resíduos ou de umidade.

Na avaliação sensorial — onde o Café Melitta foi muito bem-avaliado —, os especialistas degustaram o café para provar a qualidade sensorial. Foi onde o Café Melitta mais se sobressaiu, contribuindo para a nota.

Na análise dos preços, não foram coletadas precificação em todo o Brasil. A coleta se restringiu às capitais de BA, ES (mais a cidade de Vila Velha), MG, PE, PR, RJ (mais a cidade de Niterói), RS, SC, SP (mais a cidade de Campinas) e o DF. Visto que foram coletadas amostras de diversos locais, dá a entender que a pesquisa foi bastante fidedigna.

A partir dessas análises, às quais todas as 14 marcas de café foram duramente submetidas, os cafés receberam suas notas e, com incríveis 83 pontos, o Café Melitta alcançou o primeiro lugar.

O segundo colocado, para se ter uma ideia, alcançou 10 pontos a menos, ficando com um total de 73 pontos. É, de fato, uma grande diferença entre eles.

E o que diz a opinião do público?

Além de ouvir a opinião dos especialistas, é importante saber também o que os consumidores do Café Melitta acham de seus produtos.

Através de uma pergunta feita pelo Reddit, que queria saber dos consumidores qual marca de café eles preferiam, muita gente respondeu. Boa parte dos comentários era de pessoas que adoram o Café Melitta.

Os comentários ainda citam alguns outros tipos de café da marca além do tradicional, como o modelo master race. Entretanto, há muitos outros tipos de Café Melitta, que são melhor discutidos abaixo:

Os outros tipos de Café Melitta

No site oficial da Melitta, é possível conhecer e comprar cafés com sabor diferente do tradicional. Gostaria de experimentar um café especial com acidez cítrica licorosa de limão siciliano? No site do Café Melitta, há este: o Café Zitro Melitta.

Há também o Café Salz Melitta, que tem notas de caramelo salgado e chocolate, e o Café Karamell Melitta, que é um café especial adocicado e encorpado com um toque sedoso. As opções estão no site com uma boa promoção.

Mas não é só isso. Existe ainda as cápsulas de Café Espresso com 10 unidades cada, de vários tipos para agradar diferentes paladares. Há a linha dos Cafés Regiões Brasileiras, que apresentam colheitas do cerrado, do sul de Minas e Mogiana.

Além disso, há o Especial Baco e vários itens que podem ser comprados por quem ama café, como suportes para filtros de papel, kit de preparos da Melitta, jarras de vidro para café, prensas francesas, filtros, colheres medidoras e, para servir, vários copos, xícaras e canecas.

Assinatura do Café Melitta

Para quem já provou o Café Melitta e gostou bastante do sabor, pode ser vantajoso assinar um dos tipos de café disponíveis na página de assinatura da empresa.

As opções disponíveis estão no formato de cápsulas, e, desta forma, é possível tornar-se fiel à marca para acompanhar mais novidades.

Nesses tempos de extrema competitividade entre empresas, muitas vezes fomentada pela internet, inovar se tornou extremamente necessário para se sobressair. Quem não se renova acaba muitas vezes sendo passado para trás.

Pelo que pode se ver, o Café Melitta tem bastante desenvoltura nesse sentido, procurando sempre agradar o público com um café de qualidade — o que pode ser observado em todas as suas premiações, no sabor e na fidelidade do público — e memorável.