Como Fazer Café Receitas

Café gelado: aprenda receitas deliciosas para fazer em casa

Você já experimentou o café gelado?

Morar no país tropical como o nosso não poderia ser mais favorável para saborear os mais variados tipos de café gelado. E o melhor, você pode fazer em casa. Ele está em alta e vem se tornando, a cada dia, o queridinho dos brasileiros.

Mas é claro que se você já é apaixonado pelo cafezinho quente passado na hora, com certeza irá se apaixonar pelas mais variadas versões do café gelado. Aliás, não é à toa que cafeterias com essa nova roupagem estão fazendo tanto sucesso – a Starbucks que o diga.

Então, se você ainda não teve o prazer de tomar um maravilhoso café gelado, acompanhe nosso artigo e inspire-se com algumas saborosas ideias que separamos especialmente para você.

Mas, antes disso, vamos ao básico…

Como preparar o café gelado básico

É claro que existe uma infinidade de receitas de café gelado que são um verdadeiro sucesso, cheias de possibilidades de combinações para se criar verdadeiras maravilhas gustativas.

Porém, antes de conhecer algumas variações, você pode começar com o café gelado básico, que você pode fazer hoje mesmo em casa. É só seguir as nossas dicas. Vamos lá?

Primeiramente, você deve fazer o café no processo normal, coado da forma tradicional, em água quente. Agora é que vem o segredo: para preparar seu café gelado, ele deve estar em temperatura ambiente, e não deve, sob hipótese alguma, ser resfriado com gelo.

Para resfriar o seu café até deixá-lo em temperatura ambiente, só há duas maneiras: ou você aguarda o processo natural de resfriamento, deixando-o em temperatura ambiente por cerca de 1 hora a 1 hora e meia ou, se tiver pressa, resfrie-o em banho-maria.

Agora sim, depois que se café atingiu a temperatura ambiente, você pode então acrescentar gelo à vontade e se deliciar. Você pode tomá-lo dessa forma, puro e gelado ou então, se quiser, pode usar a criatividade para acrescentar ao seu café gelado algum outro ingrediente de sua preferência.

Receitas com café gelado

É claro que não deixaríamos de dar algumas sugestões do que você pode criar a partir do café gelado. Na verdade, são tantas delícias que fica difícil escolher as melhores. Ainda assim, nós separamos 3 receitas muito saborosas para você começar. É só anotar e fazer.

Milk shake de café

Ingredientes

  • Meio copo de leite;
  • 3 a 4 bolas de sorvete de creme;
  • 2 doses de café forte (pode substituir por 2 colheres de chá de café solúvel);
  • Calda de chocolate a gosto;
  • Chantilly (opcional).

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite, o sorvete, o café e um pouco da calda de chocolate. Bata até conseguir uma mistura homogênea.

Decore o copo com um pouco de calda de chocolate e despeje o milkshake. Agora, use sua criatividade para a decoração final. Pode cobrir com chantilly ou apenas polvilhar com castanhas, amendoins triturados ou raspas de chocolate.

Obs: Se você optar por usar o café solúvel, ele deverá ser dissolvido em um pouco de leite quente antes de ir para o liquidificador.

Café gelado com Nutella

Ingredientes

  • 2 medidas de café forte;
  • 1 colher (sopa) cheia de Nutella;
  • ¼ xícara de leite;
  • 1 bola de sorvete de creme;
  • 3 ou 4 pedras de gelo;
  • Para decorar: Nutella, calda de chocolate e raspas de chocolate.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador: café, Nutella, leite, sorvete e gelo. Depois de ter batido bem, coloque-o em um copo decorado com calda de chocolate e Nutella. Polvilhe com raspas de chocolate.

Frapuccino

Ingredientes

  • 1 copo de café forte;
  • 1 copo de leite gelado;
  • 1 colher (sopa) chocolate em pó (não é achocolatado);
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • Para decorar: calda de chocolate e chantilly.

Modo de preparo

Leve o café (adoçado a gosto ou não) para congelar em forminhas de gelo. Depois de feitos os gelos de café, coloque-os no liquidificador batendo com o restante dos ingredientes.

Coloque a mistura no copo e decore com chantilly e calda de chocolate, ou de acordo com a sua criatividade.

Cubos de gelo de café

Ingredientes

  • Café bem forte (já preparado);
  • Formas de gelo.

Modo de preparo

Pode parecer novidade, mas muitos adeptos do café estão adorando fazê-lo em cubinhos de gelo. Isso porque as ideias do que se pode ser feito a partir desses cubos são infinitas.

Para fazer os cubos de café em gelo, não há muito segredo. Você deve fazer o café um pouco mais forte do que o normal e, preferencialmente, optando por uma boa qualidade de café.

Adoce apenas se quiser. Feito isso, espere a bebida atingir a temperatura ambiente e, então, coloque em formas de gelo, levando para o freezer. Essa é, com certeza, uma das melhores maneiras de fazer café gelado.

Sugestões de uso: depois de prontos esses deliciosos cubos gelados de café, experimente colocá-los em qualquer bebida gelada, como um copo de leite puro, leite aromatizado ou mesmo um suco de sua preferência. E por que não acrescentar esses cubos de café ao seu drink preferido? Experimente bater no liquidificador alguns cubos de café em gelo, leite condensado e sua bebida de preferência – você irá se surpreender.

Veja também: Aprenda a fazer 4 receitas deliciosas de drinks com café

Café gelado com leite condensado

Ingredientes

  • 1 xícara de café bem forte (ou cubos de gelo de café);
  • 1/4 xícara de leite;
  • 1/4 xícara de leite condensado.

Modo de preparo

Você pode preparar essa deliciosa bebida de duas formas:

Na primeira, você deve preparar 1 xícara de seu café bem forte e deixá-lo chegar à temperatura ambiente. À parte, faça uma mistura de leite com leite condensado (para uma xícara de café, use ¼ xícara de leite e ¼ xícara de leite condensado).

Depois disso, tendo o café atingido a temperatura ambiente, coloque pedras de gelo e, em seguida, despeje delicadamente a mistura de leite condensado e leite.

A segunda forma de preparar essa deliciosa bebida é usando cubos de gelo de café, que devem ser feitos com café forte e sem açúcar, levando em temperatura ambiente para o freezer em forminhas de gelo.

Feito os cubos de café, para fazer a bebida, você deve encher metade de um copo com leite, acrescentando vários cubos de gelo de café. Em seguida, vá despejando leite condensado a gosto sobre o leite.

Café gelado à moda cappuccino

Ingredientes

  • 3/4 copo de leite;
  • Pau de canela (pequeno);
  • 1 colher (chá) de chocolate em pó ou cacau (não pode ser achocolatado);
  • Cubos de gelo de café;
  • Leite condensado a gosto;
  • Chantily a gosto (opcional).

Modo de preparo

O tradicional cappuccino ganha uma versão para o verão nessa forma de preparo. Para fazê-lo, não há segredo.

Ferva 3/4 copo de leite com um pau de canela (pequeno) e 1 colher de chá de chocolate em pó ou cacau (não pode ser achocolatado). Deixe chegar em temperatura ambiente.

Em seguida, coloque esse leite no copo e coloque vários cubos de gelo de café forte. Decore com um pau de canela. Adoce com leite condensado ou como preferir. Se quiser dar um charme, coloque um pouco de chantilly na decoração.

Sorvete de café

Ingredientes

  • 1 copo de creme de leite fresco;
  • 2 colheres (sopa) de café instantâneo;
  • Meia lata de leite condensado;
  • Licor de café;
  • Calda de café ou chocolate.

Modo de preparo

Na batedeira, coloque 1 copo de creme de leite fresco (desses para fazer chantilly). Acrescente 2 colheres de sopa de café instantâneo de boa qualidade e comece a bater. Quando tiver dado ponto de chantilly, vá acrescentando aos poucos meia lata de leite condensado. Se preferir, coloque também um pouco de licor de café. Leve para congelar e sirva decorado com calda de café ou chocolate.

Sugestão de uso: use esse sorvete para fazer milk-shake de café, batendo no liquidificador com um pouco de leite gelado, como você aprendeu anteriormente.

Nesse artigo você aprendeu quatro diferentes maneiras de fazer café gelado em sua própria casa, com preparos simples para fazer no dia a dia. Use sua criatividade para criar diferentes formas de bebida gelada através do café e torne-se mais um amante incondicional das versões dessa deliciosa bebida no verão.