Cafeterias

Café Tortoni: saiba mais sobre a cafeteria portenha

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Na mesa do brasileiro, é a bebida que nunca falta e sempre está acompanhando algum alimento, mas também é uma ótima opção por ser consumido sozinho.

Conhecer os melhores locais do mundo que servem essa bebida é algo que todos os amantes do café desejam, não é mesmo? Existem espalhados pelo planeta vários locais que servem excelentes cafés. Um destes locais é o Café Tortoni, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. 

Vamos lá!

Onde fica o Café Tortoni?

Quem vai até Buenos Aires e não perde uma boa degustação de café não pode deixar de ir até o Café Tortoni, que se localiza na Avenida de Maio nº 825. 

O edifício em que ele está atualmente localizado, no passado, serviu para o funcionamento para uma associação literária, que foi liderada por Benito Quinquela Martín.

Veja também: Conheça os 10 benefícios do café para a sua saúde

A história do Café Tortoni

A inauguração do Café Tortoni foi no ano de 1858. No entanto, sobre as suas origens históricas, pouco se sabe com certeza. A história mais aceita é a de que um imigrante vindo da França, de sobrenome Touan, decidiu criar um café naquele ano. 

A ideia original do nome veio de um local que existia no Boulevard Des Italiens, onde, na época do século XIX, a elite da cultura de Paris se reunia constantemente. Ao final deste mesmo século, o bar foi vendido e outro francês se tornou dono. 

Dom Celestino Curutchet se tornou o novo proprietário do ambiente. Suas características físicas eram bem peculiares, com um cavanhaque longo e um corpo miúdo. Sua imagem trazia à tona a ideia de um personagem de revista em quadrinhos. Isso proporcionava ainda mais individualidade ao local. 

Frequentadores do Café Tortoni

Em seu início, o café era frequentado, em sua maioria, por amantes da arte, alguns pintores, músicos, jornalistas e escritores, que formavam um grupo chamado de Agrupación de Gente de Artes y Letras, que sempre se reuniam no café. 

Os artistas sempre foram muito bem-vindos no Café Tortoni. De acordo com Dom Celestino, dono do local, “os artistas pagavam pouco, mas davam brilho e fama para o café”. 

Hoje, o Café Tortoni ainda permanece com sua fama em Buenos Aires e conquista a todos os moradores e turistas que passam próximos ao local, que se rendem aos encantos deste magnífico café. 

A importância histórica do Café Tortoni

A importância histórica do Café Tortoni é imensa, tendo em vista que o local ainda permanece com seus traços antigos. A iluminação do ambiente, a decoração, bem como a trilha sonora e o cardápio remontam um ambiente que provoca em seu cliente uma viagem ao tempo. 

Além da qualidade culinária do local, ele promove sensações em todos aqueles que vêm a cada dia apreciar um pouco de café ou outra coisa que está presente em seu cardápio, que é bem variado. Vale a pena tirar um tempo de sua viagem para conhecer esse lugar e apreciar todas as suas maravilhas. 

Veja também: Café emagrece e é uma delícia!

Ambientes do Café Tortoni

O café tortoni possui três principais ambientes. São eles:

  • Sala Alfonsina Storni

Um ambiente que possui belos quadros decorativos, que demonstram o amor pelo tango, Um palco e sistemas de áudio para os melhores shows do café. Esta sala comporta, em média, 55 pessoas.

  • Sala Eladia Blázquez 

Esta sala é um pouco mais reservada. Ela funciona como um local apropriado para reuniões e comporta, em média, 45 pessoas. O nome desta sala é inspirado em homenagem a uma artista muito querida.

  • Sala Quinquela Martín 

Essa sala é mais conhecida como La Bodega e, em média, comporta 80 pessoas. O acesso para essa sela é feito através de uma escada estreita e possui um circuito fechado de TV.

Programações do Café Tortoni

O que seria de um café, se ele não tivesse uma programação bem característica do seu ambiente, para agradar a todos os seus clientes? Pensando sempre nisso é que o Café Tortoni possui uma programação de eventos e shows que podem ser vistos no próprio site do café. 

Os sábados são muito movimentados no Café Tortoni. Geralmente, a partir das 22 horas, a programação da Missão Tango sempre conta com artistas, como Virgínia Verónica, Carlos Rossi, Oscar Ramirez. E esses shows são diversão garantida, na sala Alfonsina Storni.

Também há uma programação envolvente de tango de segunda a sexta, a partir das 20 horas. E os domingos também possuem uma programação especial, sempre recebendo um artista para realizar um bom show e agradar a todos os clientes. 

Menu do Café Tortoni

O Café Tortoni possui um menu bem diversificado e agrada praticamente a todos que passam pelo local. Dentre as opções mais pedidas e saborosas, há sabores variados de bolos e tortas, como cheesecake, mousse de chocolate, bombom suíço, floresta negra, entre outros.

O cardápio ainda conta com cafés da manhã especiais e diferentes tipos de cafés frios. Sanduíches, opções de carnes e tábuas de queijos também fazem parte do menu. 

Os chefes que preparam todas as opções do cardápio são altamente capacitados e dedicam seus esforços para sempre manter a qualidade dos alimentos ofertados aos clientes.

Tenha uma franquia do café tortoni

A maravilha do Café Tortoni não precisa ser apreciada somente durante uma viagem para Buenos Aires. Já está disponível para quem desejar ter uma franquia desta marca. 

Claro que, para isso, é necessário que você faça um cadastro de solicitação de franquia através deste site aqui. Na solicitação, você deverá preencher uma ficha com alguns dados, como: nome, data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail e profissão. 

Também será necessário explicar os motivos de querer abrir uma franquia, local onde ela estará localizada e se o local é próprio ou alugado. Após explicar tudo, deverá clicar no botão enviar e aguardar o retorno sobre a solicitação. 

Contatos do Café Tortoni