Cafezeiro Profissional

Café descafeinado: saiba os benefícios e como é feito

café é conhecido por seu sabor e aroma diferenciados e, para que isto se realize, algumas etapas são seguidas, como a colheita e, após este processo, os grãos são torrados e embalados. 

O café é uma bebida muito rica em sais minerais, aminoácidos e cafeína, que é um item que vem sendo estudado ao longo dos anos, pois muitas pessoas pensam que só traz malefícios.

Dentre as diversas variedades de café, uma das mais curiosas é o café descafeinado. O café descafeinado possui um cheiro, sabor e até a textura semelhante ao café normal.

A única diferença é a quantidade de cafeína presente nele, pois, enquanto cafés tradicionais possuem entre 0,8 a 2,5g de cafeína, o café descafeinado precisa estar na faixa de 0,1 e 100g. 

A cafeína é uma substância que está presente não só no café, mas em diversos alimentos e bebidas, como chocolate, energético, chás, refrigerantes, entre outros.

Quando esta substância é consumida em doses mais baixas, não faz mal à saúde. Mas até mesmo o uso controlado pode trazer alguns efeitos colaterais, como ansiedade, insônia e mais dor de cabeça. 

Veja também: Malefícios do café: Como ele pode afetar a saúde?

Para pessoas que querem consumir café, mas já têm uma tendência aos efeitos colaterais, o café descafeinado é uma excelente opção, pois, ao ser consumido, não apresenta efeitos colaterais.

Pessoas até chegam a pensar que ele não contém cafeína. Porém, acredita-se que 97% desse ingrediente seja removido de sua composição. 

Benefícios

Todos sabem que o café tradicional traz alguns benefícios. E o descafeinado possui uma vasta lista de benefícios também.

Estudiosos revelam que, pelo fato de a dose de cafeína ser menor, a quantidade de nutrientes e aminoácidos transformam a bebida em algo mais vantajoso ao nosso corpo. 

O café descafeinado é rico em vitamina B3, que ajuda a aliviar sensações de estresse, removendo algumas toxinas do corpo; a B2 ajuda a prevenir dores de cabeça, doença que é muito comum aos usuários de cafés tradicionais.

Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na melhora da pele e previne cataratas. Este tipo de café também é muito rico em potássio, que ajuda a equilibrar a pressão arterial, evitando problemas cardíacos.

O magnésio também possui uma importante ação de equilíbrio sobre o corpo, quando usado na dosagem correta.

Em sua composição também há presença de ferro, que tem efeito rejuvenescedor; o cálcio, que é super importante para os ossos, auxiliando em seu fortalecimento, além de melhorar na hipertensão. 

A combinação destas substâncias pode combater até doenças e síndromes mais graves, como a síndrome de Parkinson, Alzheimer e outras doenças cognitivas. Além disso, o café descafeinado protege o fígado de doenças como, a cirrose. 

Se o café descafeinado for tomado com moderação, pode prevenir diabetes até o tipo 2. Por incrível que pareça, este café regula os níveis de açúcar no sangue.

Ajuda a manter o colesterol em baixos níveis, além de ajudar no tratamento de insônia e ansiedade. Totalmente o oposto do café tradicional, que faz com que pessoas que já tenham estes problemas se afundem ainda mais. 

Tanto o café tradicional quanto o descafeinado trazem inúmeros benefícios à saúde, desde que sejam usados com moderação. Segundo estudos, duas xícaras por dia são suficientes para o indivíduo usufruir dos benefícios citados. 

O café descafeinado é recomendado para pessoas hipertensas ou que apresentam quadros de insônia, ansiedade, taquicardias, gastrite, azias, náuseas, enxaquecas, entre outros tipos. 

É um café que não há contraindicações. Porém, deve-se respeitar o limite de doses diárias. 

Saiba mais: 10 benefícios do café para a saúde

Como é feito o café descafeinado

É um desafio retirar a cafeína do café, sem que ele perca sabor, aroma e cor do café. Com o auxílio na tecnologia os métodos utilizados, facilitou-se muito mais a forma de produção. 

Um método muito conhecido é o de gás carbônico, que basicamente visa usar moléculas de gás para atrair a cafeína. Dessa maneira, a cafeína é retirada sem alterar os outros componentes. 

Claramente, o solvente utilizado é aquele que não prejudica a saúde, chamado de acetato de etila. O ponto negativo desta técnica é que, se não for bem realizada, pode alterar os outros componentes do café. 

Um outro método bem comum é a lavagem dos grãos. É bem simples e eficaz. Consiste basicamente em mergulhar os grãos em água com um pouquinho de extrato de café, porém, sem a cafeína.

A mistura provoca o efeito desejado, fazendo com que a cafeína seja removida dos grãos. Este processo é o mais eficaz, pois preserva o sabor do café tradicional. 

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

Tipos de cafés descafeinados

Há uma grande variedade de cafés descafeinados que são bastante saborosos e recomendados. Abaixo, citaremos os três principais. 

  • Cápsulas Café Descafeinado Lavazza: estas cápsulas produzem um sabor do espresso bastante intenso e com baixo teor de cafeína. Sua composição tem cafés da Arábica América do Sul, que possuem um processo de produção lento, fazendo toda a diferença no sabor final. Seu sabor é bem semelhante ao espresso italiano. 
  • Cápsulas Café Blue Espresso Descafeinado: também garante 100% do sabor do café tradicional. É composto por diversos cafés brasileiros, mantendo a proposta do café descafeinado, sem perder a intensidade e sabor do espresso. É torrado de uma forma especial, que garante a consistência do espresso. Além disso, este café tem um leve gosto de chocolate. 
  • Descafeinado Illy: é uma empresa italiana bastante famosa por sua especialidade em torrefação e produção de outras bebidas quentes. Diferente das outras, a Illy dispõe uma vasta variedade de café descafeinado, como cápsulas, grãos, moído e até pastilhas. 

O café descafeinado é um excelente aliado da saúde, além de ser uma bebida ideal para aqueles que buscam diminuir o consumo de cafeína e desacelerar o ritmo, sem perder o sabor e aroma do café tradicional.

Mesmo possuindo baixo teor de cafeína, é recomendável o uso do café descafeinado apenas ao longo do dia ou até o início da noite. O objetivo do descafeinado é que amantes de cafés possam seguir sua rotina normalmente e, ainda, apreciar a bebida, sem que haja perda do sabor.

Apesar de ser considerado de qualidade inferior ao tradicional, empresas buscam constantemente tornar esta bebida o mais próximo do café original. 

Veja também: Café artesanal: dicas e diferenciais