Cafezeiro Profissional

AeroPress: saiba como usar para fazer café

Essa ferramenta usada para fazer café, que já está há algum tempo no mercado, tem ganhado mais visibilidade conforme as pessoas testam.

Trata-se de um método para quem quer, além de um café com um gosto diferenciado, fazer a bebida rapidamente. Já pensou nos benefícios que isso pode trazer?

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a ferramenta e o método da AeroPress para fazer café. Garanto: você não vai se arrepender!

Veja também: Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos

O que é a AeroPress?

Nestes tempos modernos, onde o trabalho fora de casa ocupa uma grande parcela do tempo da população, fica difícil encontrar um momento para fazer aquele velho e bom cafezinho. Ficava difícil.

Na verdade, essa dificuldade não existe mais para quem possui uma AeroPress, uma ferramenta usada para o preparo de um café conveniente e rápido.

Se você já ouviu falar na French Press, que usa um pistão para fazer pressão na base do cilindro, vai perceber a similaridade da ferramenta com a AeroPress, que tem apenas como diferencial o fato de que esta última usa o ar para fazer a pressão e proporcionar o melhor café da sua vida.

Veja também: Como fazer café por infusão? Aprenda aqui!

O segredo para um café perfeito

Com a ferramenta AeroPress, é, sim, muito prático fazer o café perfeito, mas o procedimento exige um pouco de cuidado para garantir que a bebida realmente fique muito boa.

É muito importante prestar atenção no tempo de contato da água com o café e usar a temperatura correta da água na sua AeroPress.

Além disso, é importante utilizar um café de qualidade, até para melhorar a qualidade do café, garantindo que o resultado será satisfatório.

Como usar: o método invertido

Este método é o mais popular entre os baristas que utilizam a AeroPress. No caso, a pessoa coloca o aparelho virado de ponta cabeça, e no final inverte para fazer a pressão no pistão.

Para esse método, é muito importante ter a balança, pois só assim é possível usar quantidades de água e de café de maneira precisa, evitando erros de medida.

O filtro de papel

Para fazer um café bem-sucedido, é necessário um filtro de papel específico para a AeroPress.

Ele deve ser colocado em uma tampa que pode ser destacada — essa tampa serve para colocar o café no topo do cilindro. Depois, deve-se esperar o tempo da extração, para só então colocar o filtro e virar em cima de um recipiente, como um copo.

Isso empurrará o pistão para baixo e liberará o café, que poderá ser adoçado em seguida.

O ponto mais positivo em relação ao uso da AeroPress é o fato de que uma xícara de café poderá ser preparada com água quente em qualquer lugar: na cidade, no campo e na beira da estrada, sem muita dificuldades e sem prejudicar o sabor da bebida.

A versatilidade é o ponto mais forte da AeroPress; ela foi criada para funcionar bem em diferentes ambientes, até mesmo naqueles em que cafeteiras e outros itens do tipo não teriam sucesso.

Qual o resultado do café com AeroPress?

O resultado do café preparado a partir da ferramenta AeroPress pode ser surpreendente, diferente de tudo o que você já tomou.

Como dito mais acima, é importante escolher os grãos para o preparo e fazer todo o procedimento explicado corretamente. Mas qual é o resultado de uma preparação assim?

Veja também: Tipos de grãos de café: Arábica e Robusta

O resultado que poderá ser visto na xícara poderá ser um café menos ácido e com mais corpo, além de possuir uma maior complexidade de sabores do que o café filtrado que estamos acostumados a tomar no dia a dia.

O café feito pela AeroPress, se for feito seguindo à risca os procedimentos, deve levar pouco menos de 2 minutos.

Um café parecido com o espresso

O café espresso é um clássico; há quem se desloca de casa para tomar uma xícara, ou dez delas, desse tipo de café encorpado, que tem um gosto excepcional.

Mas, para quem clama por praticidade, não quer sair de casa para isso e tem uma AeroPress, pode tomar um café bastante parecido com o espresso, sendo também muito encorpado.

Veja o vídeo de como fazer o café com a AeroPress:

Qual é a história da AeroPress?

AeroPress tem uma história meio antiga, sendo comercializada a partir do ano de 2005. Desde o lançamento, as pessoas que amam café queriam porque queriam ter uma; era a praticidade ditando as novas regras.

O inventor da AeroPress é Alan Adler, um famoso fabricante de brinquedos dos Estados Unidos.

Antes da criação da AeroPress, seu produto mais conhecido era o Aerobie, que se tratava de um brinquedo que era um disco em formato de anel que podia ser arremessado de uma pessoa para outra. Foram 20 milhões de vendas em todo o mundo.

Alan Adler chegou a um novo nível de notoriedade ao lançar a AeroPress, que é vendida em diversos países, inclusive no Brasil.

Se com o Aerobie era possível alegrar as crianças e adolescentes, agora os adultos podem aproveitar para tomar uma xícara de café produzida a partir da ferramenta.

As competições com a AeroPress

Mundialmente, a AeroPress é usada em competições onde pessoas de todas as nacionalidades participam.

Em países do hemisfério norte, existe um Campeonato Mundial de AeroPress, que é realizado todos os anos desde 2008. Como vencedores, já houve um polonês, uma dinamarquesa, um eslovaco, um japonês e belgas.

Mas no Brasil também há esse tipo de competição, com participantes de todo o solo nacional, que foi iniciada no ano de 2016, em São Paulo. Nesse primeiro concurso, o vencedor foi Edgar Martins, paulista.

Para finalizar, uma curiosidade

É interessante falar de uma curiosidade sobre a AeroPress. Um outro nome pelo qual ela é conhecida é o Prensa americana, que faz uma analogia à prensa francesa, visto que ambas as ferramentas funcionam de maneira parecida.

O “americana” vem, obviamente, do fato de a AeroPress ter sido criada nos Estados Unidos.

O que achou do artigo? Também quer uma AeroPress? Se gostou do texto, tenho certeza de que vai adorar os nossos outros, pois são do mesmo nicho.

Sinta-se à vontade para visitá-los. Obrigado por ler o artigo e até mais!