Curiosidades

Café no rosto: confira os benefícios + receitas passo a passo

A indústria dos cosméticos de beleza vem buscando inspirações em produtos naturais, como o coco, a babosa, a camomila e, também, o café. Este é um grão muito presente na casa de todos os brasileiros.

Seja pelo seu aroma maravilhoso, pelo seu baixo custo ou pelo seu delicioso sabor, que cai bem com qualquer alimento, o café é uma bebida popular e os produtos de beleza que são derivados dele também aumentaram a sua popularidade aqui no país. 

Uma das novidades também é usar o café como um aliado em receitas caseiras para cuidar da pele. Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer os benefícios de usar o café no rosto e conferir algumas receitas para aderir ao truque, que já faz parte da rotina de beleza de muitas pessoas.

Vamos lá?

Para que serve café no rosto?

Que o café é uma bebida que nos faz um enorme bem, principalmente para ajudar a nos manter acordados nesses dias tão corridos, a gente já sabe.

Mas usar a borra de café no rosto é algo muito positivo, pois, além de ser um produto natural que traz excelentes benefícios à nossa pele, que você vai saber quais são a seguir, também faz muito bem ao meio ambiente reciclar a borra de café. 

Veja também: Café emagrece e é uma delícia!

Benefícios

Existem muitos benefícios de se usar o café no rosto, devido às suas propriedades dermatológicas. Estão presentes no café alguns componentes como: esteróis e tocoferóis, que atuam no organismo como anti-inflamatórios e antioxidantes. 

Esses ativos atuam nos tecidos epiteliais, protegendo a pele e ajudando tanto a realizar uma esfoliação quanto a proporcionar uma limpeza profunda, retirando as impurezas que se acumulam no decorrer do dia a dia. 

A sua ação antioxidante ajuda no rejuvenescimento da pele, sem contar que o valor do café é muito acessível. Sendo assim, mais um ponto positivo para usá-lo no rosto. 

Para quem deseja fazer uma esfoliação na pele, o grão de café ou a própria borra, misturada com outro ativo, são ótimos esfoliantes naturais e, por isso, promovem uma regeneração celular e estimulação da corrente sanguínea.

A cafeína, quando passada no rosto, também atua como um remédio natural para cravos e espinhas, e ganharam muito destaque ultimamente nas receitas caseiras. 

Veja também: Conheça os 10 benefícios do café para a sua saúde

Contraindicações e efeitos colaterais

Assim como existem benefícios, existem também algumas restrições para se usar a borra de café no rosto. No caso de malefícios, na realidade, só citamos que há pessoas que podem expressar algum tipo de reação alérgica ao café.

Pessoas que possuem pele sensíveis devem também ter cuidado no processo de aplicação da borra de café, para que não haja nenhuma irritação na área em que foi realizada a aplicação.

O último problema em se usar o café na pele do rosto é o excesso. Como o excesso em tudo na vida faz mal, não seria diferente com o café.

Quando usamos o café mais de duas vezes na semana, a pele corre o risco de ficar um pouco ressecada. Por isso, é ideal fazer ,no máximo, duas aplicações na semana.

Receitas caseiras com café no rosto

Abaixo escolhemos algumas receitas caseiras fáceis para você fazer com café. No entanto, antes de realizar qualquer receita, é necessário que a sua pele esteja limpa. Lave-as com água corrente e um sabão neutro apropriado para a área do rosto.

Outro detalhe importante para que você realize qualquer uma dessas receitas é fazer somente a quantidade necessária para uma aplicação. Por serem feitas com produtos naturais, são muito perecíveis. Qualquer sobra deverá ser jogada no lixo.

Café com iogurte

Ingredientes:

  • 1 iogurte natural;
  • 4 colheres de sopa de borra de café.

Modo de preparo:

Junte as duas colheres de iogurte natural com as quatro colheres de café e misture até que a combinação se torne homogênea. Aplique no rosto e no pescoço, realizando pequenos movimentos circulares. Depois, retire a mistura com água corrente. Aplicação deve ser feita, no máximo, duas vezes por semana.

Café com mel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de borra de café.

Modo de preparo:

Coloque a colher de mel junto das três colheres de borra de café. Você poderá substituir a borra pelo café também. Você obterá uma mistura semelhante a uma massa. 

Aplique em todo o rosto. Cuidado com a área próxima aos olhos. Faça massagens com movimentos circulares, para ajudar a circulação da área. Depois, lave com água corrente.

Café com azeite

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de café ou borra de café. 

Modo de preparo: 

Misture os dois ingredientes em um pote até que seja obtida uma mistura homogênea. Faça a aplicação direta no rosto. Realize movimentos suaves, principalmente nas áreas onde há muita concentração de impurezas (cravos). Não esfregue a pele. Apenas a massageie. 

Deixe a mistura agir na sua pele por até cinco minutos. Depois, lave com água corrente e fria. Seque a pele com uma toalha, apenas pressionando-a levemente no rosto.

Café com ovo

Ingredientes:

  • Duas colheres de borra de café;
  • Uma clara de ovo;
  • Duas gotas de óleo de amêndoas ou de coco.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da receita e aplique no rosto e pescoço. Deixe agir por até 10 minutos e, depois, lave com água corrente. Após secar a pele, aplique o creme de costume.

O uso do café em receitas naturais para a pele pode e deve ser feita regularmente e alinhado com os cremes de beleza que já esteja no seu costume de uso. 

Veja também: Café coado na calcinha: saiba como fazer a simpatia