O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro, portanto, não é surpresa que existam tantas variedades de grãos, processos de torra e moagem e modos de preparar a bebida, desde um simples coador até a mais moderna cafeteira automática.
E é fato que com a popularização do café expresso e gourmet, a cafeteira automática deixou de ser um equipamento voltado apenas para empresas e cafeterias e passou a habitar os lares dos brasileiros fornecendo um café de qualidade com pouco ou nenhum trabalho.
- Leia também – Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos
Mas você sabe o que é uma cafeteira automática? Descubra neste post as principais características desse tipo de máquina, para quem elas são indicadas e quais as vantagens desse produto. Confira!
O que é uma cafeteira automática
Uma cafeteira automática é aquela que faz tudo por você: basta colocar água e pó, sachês ou cápsulas de café nos compartimentos indicados, apertar um botão e esperar a máquina servir a bebida pronta. Simples assim.
Existem diversos modelos de cafeteira automática, com muitas características diferenciadas. Mas de uma forma geral, são cafeteiras que preparam café expresso e às vezes outras bebidas – como chocolates e chás – e possuem funcionalidades que podem ser pré-programadas para facilitar o seu uso diário.
Algumas dessas funcionalidades incluem a personalização do café, como escolha de sabores, de tamanho (curto, médio ou longo), de intensidade (do descafeínado ao extraforte) e temperatura a ser servido. Algumas cafeteiras contam até com moedor de grãos acoplado.
Em outras palavras, isso significa que depois de programar uma cafeteira automática, seu único trabalho será reabastecê-la com água e café, apertar um botão e esperar que o café saia pronto da máquina.
Para quem elas são indicadas
Existem diversos modelos de cafeteira automática, desde as menores e com poucas funcionalidades, mais indicadas para uso doméstico, até as maiores com múltiplas funções ideais para empresas, restaurantes e cafeterias.
As cafeteiras automáticas mais comuns nas residências são as do tipo Nespresso e Dolce Gusto, apesar de nem todos os modelos destas marcas serem automáticos.
Ainda assim, essas cafeteiras proporcionaram às famílias uma experiência mais sofisticada com o café, por meio do acesso à diferentes variedades, aromas e sabores.
Já nas empresas, é comum o uso de cafeteiras automáticas mais robustas, capazes de fazer mais de uma xícara por vez, servir outros tipos de bebida, entre outras funcionalidades mais completas.
Vantagens da cafeteira automática
A principal vantagem da cafeteira automática é sem dúvidas a praticidade. Basta programa-la, mantê-la abastecida com água e café e apertar um botão para que a bebida seja preparada.
Além disso, alguns modelos possibilitam, além do pó, o uso de sachês e cápsulas que facilitam ainda mais o processo. Também vale ressaltar que a maioria das cafeteiras automáticas tem algum tipo de sistema autolimpante, que facilita a manutenção e a limpeza diária do equipamento.
Outra vantagem é que alguns modelos oferecem uma grande variedade de bebidas e a possibilidade de personalização do café com as funcionalidades já citadas, o que além de também ajudar na praticidade proporciona uma nova experiência de café.
Além disso, a cafeteira automática traz ainda mais benefícios para empresas, como por exemplo, uma boa impressão para clientes, economia de tempo e dinheiro, maior satisfação entre os funcionários.
Você já pensou em ter uma cafeteira automática na sua casa ou empresa? Conta pra gente nos comentários!