Curiosidades

Conheça o café Kona e suas características

Café Kona

Café Kona é considerado o mais saboroso do mundo. Ok, um dos mais saborosos, porque definir o top do top, o mega-blaster-ultra, o mais fo… formidável de todos, é sempre complicado. Porque tudo que envolve gosto é impossível se obter uma unanimidade.

Sempre terá fulano que preferirá um pouco mais amargo, outro mais doce, ou menos ácido, ou mais ácido. Enfim, mas é possível separar quais são os melhores avaliando questões técnicas e também fazendo pesquisas com amostragem razoável.

Com esses critérios chegou-se a conclusão é que no mínimo aceitável classificar o Café Kona entre os mais… formidáveis quando o assunto é café.

E quais são exatamente as causas que faz dessa bebida tão especial, mesmo entre seus pares?

Como é o gosto do Café Kona? Claro, somente experimentando conseguirá ter a noção exata do que estamos falando, mas é possível dá uma noção passando alguns detalhes, descrevendo aspectos, sensações e fazendo algumas comparações.

Bem, é disso tudo que vamos tratar neste post.

Se já ouviu falar de Café Kona, sempre teve curiosidade de dar um golinho ou só ficou sabendo agora e, como é um louco por café como nós, quer saber o que há de tão especial, distinto, nesse café, basta seguir na leitura.

Confira os tópicos abaixo!

Sobre o nome

Por que o Café Kona se chama Café Kona? O nome está relacionado ao local de plantio responsável por popularizar essa variedade de café pelo mundo.

Kona é a segunda maior cidade da ilha de Havaí.

Em 1813, um médico e assistente do Rei Kamehameha I (sim, é esse nome mesmo e se pensou de imediato no Mestre Kame do Anime Dragon Ball, certamente não foi o único. Parece que de fato esse rei serviu de inspiração aos criadores do consagrado mangá e anime), Francisco de Paula Marín, assim considerado pela maioria dos historiadores, ficou encarregado de importar e plantar café pela primeira vez na ilha de Oahu.

Passado alguns anos, em 1828 mais precisamente, mudas de cafeeiro foram ser plantadas no distrito vizinho de Kona. O tipo plantado é o do chamado café arábica, tipo que continua a ser produzido na ilha.

A produção nesse local, nessa cidade, nessa ilha conhecida pelo seu colo vulcânico, se mostrou tão exitosa, tão especial, que já em 1830 a região estava comercializando café a um bom preço.

Por que Café Kona é essa cocada toda?

Muito bem, sabemos por que o Café Kona se chama Café Kona. É a região que elevou o café arábica para outro patamar.

Café é bem parecido com o vinho no que diz respeito à plantação. O local e as condições de cultivo fazem uma diferença danada para o produto final.

É o caso do Café Kona.

A região do Havaí proporciona condições únicas de plantio que propicia o desenvolvimento de um tipo de café de qualidade fabulosa, imcomprável, justificando o preço de um rim que você precisa gastar para adquirir uma porção do tipo.

Mas quais seriam essas condições únicas?

Ok, vamos lá.

Geograficamente, a cidade de Kona é considerada perfeita para o cultivo de café.

A ilha fica ao lado do vulcão Mauna Loa. Esse vulcão tem uma encosta de mais de 4 mil metros de altura. Os ventos que vem ao leste da ilha/cidade atingem primeiro essa enorme encosta e perdem muito de sua força até chegar na cidade de Kona.

Elas chegam na forma de uma brisa tão suave que é incapaz de fazer algum mal as delicadas flores do cafeeiro.

A região de Kona é privilegiada em termos de raios solares, pois são abundantes. Altas temperaturas podem prejudicar uma plantação, mas o local tem com uma proteção natural contra o calor excessivo: a formação de nuvens durante a tarde, que ajudam a abrandar os raios solares direto na plantação.

E as nuvens causam outro benefício ainda que é o de fornecer umidade adequada para manter os cafeeiros regados.

Outro detalhe, é que a temperatura da ilha de Kona é branda durante o ano inteiro. Fundamental para garantir que a região não sofra com geadas.

Café Kona

Elencando as vantagens

Portanto, ao elencar os fatores temos:

  • Brisa suave;
  • Proteção natural contra a alta incidência solar;
  • Temperatura amena o ano todo;
  • Umidade adequada.

Esse combo resulta no lugar perfeito para produzir café. O cidadão que não consegue um café de qualidade em tais condições é um total inepto. Tem que fazer outra coisa de sua vida. Abrir um canal no YouTube sobre qualquer coisa ou ser lateral esquerdo do Madureira, etc, tudo menos plantar café.

Encontrar um local desses não é fácil, por isso o preço do Café Kona é salgadinho.

Beleza, mas e o sabor?

Já deu pra ficar claro que o que faz o Café Kona ser um dos formidáveis, integrar o time de elite dos cafés, é a sua condição de cultivo, o local em que está instalado.

Mas o que essa maravilha toda proporciona em termos de sabor?

Como dito mais cedo, é tarefa árdua, ingrata, é impossível descrever exatamente o que você vai sentir se tiver a oportunidade de sorver um pouco dessa maravilha em forma de café, pois só provando mesmo.

Contudo, é possível descrever ao menos em parte que tipo de experiência lhe aguarda.

Se leu atentamente acima, viu que o Café Kona é o Super Sayajin (ainda não esquecemos do Kamehameha I) do tipo arábica. Portanto, já é uma dica importante sobre o seu sabor.

Outros aspectos que podemos passar é que tem um sabor aveludado duradouro de frutas. Esse é o destaque, aliás, o sabor de fruta.

Agora como passar o resultado dessa combinação na medida que expresse o quão delicioso é o Café Kona, não tem jeito, terá que gastar uma grana ou contar com um amigão para te bancar o consumo desse incrível, incrível, incrível três vezes, café.

Café Kona em Kona

Nas estradas estreitas e sinuosas de Kona, os visitantes logo se deparam com grandes cafezais cobrindo as encostas.

As folhas têm coloração viva e alegre e em determinadas épocas do ano flores brancas despontam na região. Folhas brancas que dão origem ao Café Kona.

Mais de 600 fazendas existem de lado a lado, muitas delas passadas de pais para filhos há gerações.

Na cidade, hotéis, supermercados, restaurantes, bares típicos e pequenas lojas de interior servem à preciosa e deliciosa bebida que sustenta toda a comunidade.

Kona ainda conta com um festival anual com concursos de receitas com e de Café Kona, campeonato de golfe e diversas outras atrações.