Café Juan Valdez: Conheça melhor o produto!

Você já ouviu falar do Café Juan Valdez? Talvez ainda não tenha ouvido falar dessa marca, por ela ser relativamente nova no Brasil.

Também pode ser que você já tenha visto um ‘pacote’ do Café Juan Valdez em algum lugar, mas não tenha se proposto a comprar, por não conhecer, e ter escolhido outra marca.

Neste artigo, falaremos sobre esse café, que ainda é pouco conhecido no Brasil, mas que faz muito sucesso lá fora. Se você ainda não conseguiu ligar o nome desse café com a imagem deles, vamos tentar ajudar.

As embalagens desse café contêm um desenho de um senhor de bigode e chapéu puxando um burro que, por sua vez, carrega dois sacos de cafés. Mas, além da embalagem atrativa, ele também possui outras características peculiares.

Ficou curioso para saber mais sobre o produto? Então, confira nos próximos parágrafos mais informações sobre o Café Juan Valdez.

Veja também: Tipos de Café: Conheça as variedades da bebida

O que é Café Juan Valdez?

O Café Juan Valdez é um dos cafés mais famosos do mundo. Ele é produzido na Colômbia, onde a exportação de café é uma das suas principais fontes de lucro.

Embora O Café Juan Valdez tenha sido criado há mais de 50 anos, somente no final de 2016 foi que ele chegou ao Brasil.

Na Colômbia, a produção de café é muito forte, alcançando tanto os grandes produtores quanto os pequenos. Por lá, assim como o Café Juan Valdez, tudo é feito de forma artesanal.

As pessoas passam pelos pés de cafés e colhem apenas a fruta que já está madura, o que garante uma maior qualidade no café final. Depois disso, os grãos maduros são levados a um tanque de água, onde os grãos bons (mais densos) afundam e os grãos ruins (menos densos) permanecem na superfície da água.

Após um processo que pode levar alguns dias, o grão, enfim, é levado para a secagem ao Sol. O Café Juan Valdez, atualmente, está presente em quase 20 países (incluindo o Brasil).

Na Colômbia, existe uma cafeteria dessa marca praticamente a cada esquina. Alguns motivos para o Café Juan Valdez (e os demais de origem colombiana) ter um sabor delicioso são:

  • Altitude das plantações (normalmente, sempre com mais de 1000 metros de altitude em relação ao mar);
  • Microclimas, que trazem sabores diferentes para a plantação de cada região do país;
  • Terreno fértil (maioria de origem vulcânica);
  • Produção totalmente artesanal, sem máquinas durante o processo de coleta.

Um problema da coleta feita por máquinas é a diminuição da qualidade do café. Por exemplo, existem diferentes períodos de maturação para o fruto presente em uma mesma árvore.

Assim, alguns grãos podem estar maduros, enquanto que outros não. Quando a coleta é feita por máquina, essa seleção não ocorre. Maduro ou não, o grão vai para o processo de produção.

Veja também: Tipos de torra de café: conheça os principais

Onde comprar e preço do Café Juan Valdez?

Como dito, se você for para a Colômbia, encontrará uma cafeteria da Juan Valdez praticamente a cada esquina (principalmente, nos centros urbanos).

Lá, você escolhe o grão e ele é moído na hora para fazer o seu café, o que aumenta em muito a qualidade do sabor. Aqui no Brasil, ele é vendido, normalmente, em pacotes de 125 gramas (mas você encontra em tamanhos diferentes).

Quando o Café Juan Valdez chegou ao Brasil, ele era vendido exclusivamente pelo grupo Pão de Açúcar e com três tipos de cafés:

  • Huila (balanceado);
  • Tolima (suave);
  • Sierra Nevada (forte).

Cada tipo de café corresponde à uma região da Colômbia onde ele é plantado e produzido. Mas, atualmente, você pode encontrar esse café aqui no Brasil em estabelecimentos e mercados voltados para a classe média ou classe alta.

Veja também: Conheça os 9 cafés mais caros do mundo

Você também encontrará esse café à venda na internet com muita facilidade. Basta uma busca no Google. Os valores na internet são mais atrativos, mas existe um grande problema em comprar dessa forma.

Muitos desses produtos vendidos online são falsificados. Isso mesmo! Devido ao valor mais elevado, muitas pessoas vendem pela internet um Café Juan Valdez falsificado.

Você compra e recebe um ‘café comum’ no lugar de um Juan Valdez. Se você busca comprar esse café pela internet, aconselhamos que sejam de sites com reconhecimento e garantia de originalidade.

Já o preço varia muito do tipo de café e o tamanho do pacote adquirido. Em média, um pacote de 125 gramas varia de 20 até 30 reais.

Como fazer o Café Juan Valdez?

Aqui, depende de duas questões: se você adquiriu o café em grãos ou em pó. Você pode fazer o Café Juan Valdez da mesma forma que faz um ‘café normal’ em sua casa. Mas, para uma experiência melhor, siga esse nosso passo a passo:

Café Juan Valdez em grãos

  • O primeiro passo é ter um moedor de cafés em sua casa (moer o café em liquidificadores ou processadores diminui muito a qualidade);
  • O segundo passo é saber quantas xícaras de cafés você quer fazer;
  • O correto é utilizar uma colher de sopa do grão de Café Juan Valdez para cada xícara de café (xícara média ou pequena).

Por exemplo, se você quer fazer 4 xícaras de café, utilize 4 colheres de sopa do grão.

  • Adicione a água em temperatura ambiente à uma vasilha (algo como um fervedor de leite);
  • Após isso, adicione o café já em pó na mesma vasilha;
  • Somente após adicionar a água e o pó, você deve levar o café ao fogo;
  • Deixe ele aquecer enquanto você mistura, até atingir a ‘temperatura de café (não deixe a água ferver);
  • Utilize um coador de metal (esses mesmos utilizados para chá) e um outro recipiente;
  • Coe o café;
  • Sirva o café nas xícaras.

Experimente fazer o café da forma ‘comum’ e, depois desse jeito, e veja a diferença final de sabores.

Veja também: Tipos de grãos de café: Arábica e Robusta

Café Juan Valdez em pó

Aqui, não tem mistério! Se você adquiriu o café já em pó, pule as etapas de moagem do tópico anterior.

Mantenha a medida de uma colher de sopa para cada xícara de café (uma colher rasa do café). Faça os mesmos procedimentos do tópico acima.

As diferenças entre o método ‘comum’ e esse método são menores do que utilizando o café em grãos. Isso ocorre porque, com o café sendo moído na hora, dá um sabor de ‘café fresco’ a mais.

Mas a qualidade do Café Juan Valdez se mantém alta, indiferente se for em grãos ou em pó. Afinal, é um café premium e um dos melhores do mundo.

Veja também: Como preparar café coado? Aprenda passo a passo!

Gostou de saber mais sobre o Café Juan Valdez? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!