Curiosidades

Café Acaiá é variedade 100% brasileira

Café Acaiá

Para todo bom apreciador, a qualidade de um bom café pode ser definida a partir do tipo de grão. Além do mais, esse fator também é fundamental para definir seu sabor ao agradar paladares distintos. Nesse sentido, quem ama saborear a bebida sabe bem que uma xícara de café Acaiá cumpre à risca essas características primordiais.

No entanto, há ainda quem aprecie um café mais suave ou mais forte. De qualquer forma, para conquistar paladares mais intensos ou até mesmo os mais equilibrados, sempre será possível encontrar a característica adequada para cada público.

Por isso que os fatores que determinam a qualidade da bebida podem ir além dos grãos, visto que ela é determinada ainda pela forma de torrefação e até de cultivo. Enfim, se você já sentiu o aroma em nossas primeiras linhas do artigo, aproveite e venha conhecer mais sobre a variedade de café Acaiá.

O café nosso de todo dia

Como ponto de partida para falarmos sobre o café Acaiá, vamos nos lembrar que essa bebida é muito tradicional em nosso cotidiano. Afinal, ninguém resiste a esse aroma ao começar o dia ou até mesmo dar aquele ânimo após as refeições.

Sem contar que um cafezinho é companhia certa para a leitura de um livro, um dia chuvoso ou dar o tom de boa prosa. Enfim, seja escritório, em casa, na padaria nossa de cada dia, uma xícara de café tem sempre sua hora. Entretanto, vale lembrar que pode existir uma variedade diferente para cada ocasião.

Em relação à sua história, vale salientar também que a bebida também já foi sagrada, pagã e até empregada como planta medicinal. Com o passar dos tempos, ele garantiu sua unanimidade ao ser um companheiro para qualquer momento. Afinal, precisamos ressaltar os efeitos positivos da cafeína e as possíveis nuances de aroma, sabor e cor de cada grão.

Além do café Acaiá, no mundo é possível encontrar dezenas de outras variedades, sejam de sabor mais complexo e suave ou aqueles adequados para animar e dar energia. Prova disso é que nosso país é o maior produtor mundial do grão, graças inclusive ao nosso clima e às largas faixas de terras férteis.

A origem do café Acaiá

Indo mais a fundo na história do café Acaiá, saiba que esse nome tem origens na língua tupi-guarani. Assim, ele traz significado como um fruto que apresenta grandes sementes, que é uma das grandes características da variedade.

Por ouro lado, essas sementes provavelmente tenham vindo da região conhecida historicamente como Mundo Novo, mais precisamente da Sumatra. No entanto, sua seleção foi feita a partir do uso de peneiras, que ajudaram a selecionar apenas as mudas com sementes maiores. Assim, a partir de 1977, as sementes do café Acaiá começaram a ser empregadas por cafeicultores brasileiros em seus cultivares em terras nacionais.

O que é o café Acaiá?

Ao abordamos a variedade de café Acaiá, saiba que ela classificada como 100% arábica. Em outras palavras, esse tipo de café é originado a partir de grãos que apresentam alta qualidade. Para isso, eles são plantados e cultivados a partir de uma cadeia produtiva complexa.

Até porque o Acaiá tende a apresentar um sabor especial e menor quantidade de cafeína, o que o torna propício para a produção de bebidas no estilo gourmet. Para conquistar o mercado, nacional, saiba que o café arábico tem origens africanas, mas acabou apresentando um ótimo desenvolvimento por aqui.

Dessa forma, assim como o café Acaiá, por séculos novas versões foram desenvolvidas, garantindo ao Brasil recordes de produção de arábica entre todos os outros países do planeta. Além do mais, temos a vantagens de apresentar várias regiões de cultivo, o que garante sabores com diferentes peculiaridades.

Em linhas gerais, as características como quantidade de sol e regime de chuvas, aliadas a questões geológicas como solo e altitude, influenciam positivamente no sabor e aroma de nossos grãos. Por isso que nosso mercado de café Acaiá faz sucesso tanto interna quanto externamente.

Café Acaiá

Características do café Acaiá

Em linhas gerais, as mudas dessa variedade geram plantas que podem ser frágeis à ferrugem e ainda mostrarem rusticidade, mas fornecem um alto índice e produção de grãos beneficiados. Aliás, essas plantas adultas chegam a ter uma copa de dois metros de diâmetro e medir cerca de quatro metros de altura, em média.

Em relação às suas cores, a cor das folhas novas de café Acaiá tendem a apresentar tons da cor bronze. Seguindo esse fator, seus florescimentos costumam se dar de setembro a outubro, enquanto que a maturação dos frutos ocorre geralmente de abril a julho.

Aliás, para essa fase de maturação, o número médio de dias a partir da fertilização e formação total dos frutos chega a passar de duzentos. Analisando o ponto de vista comercial, mil sementes podem alcançar cento e quarenta quilos. Isso significa que, pela relação entre peso de fruto maduro e o beneficiado, o café Acaiá oferece ótimo rendimento.

Enfim, a produção da variedade pode atingir um média de trinta sacas por hectare. Contudo, nas plantações mais irrigadas e densas, as produções chegam a atingir números incríveis, com experiências que já atingiram as cem sacas por hectare.

Regiões produtoras de café Acaiá

Conforme você já notou, algumas técnicas e tecnologias podem alavancar a produção e rentabilidade desse tipo de café. Além do mais, numa lavoura com café Acaiá os incríveis benefícios consolidados são sua alta resiliência, adaptabilidade aos meios de colheita mecânica e a citada alta produtividade.

Por outro lado, temos que salientar algumas desvantagens nesses cultivares. Entre eles, citamos o fato de eles serem suscetíveis a pragas como a ferrugem e a doenças mais comuns. Para seguir com uma produção mais rentável, várias regiões do país seguem normas preestabelecidas.

Nesse sentido, as principais linhagens do café Acaiá são cultivadas por todo o país sendo nomeadas por identificadores. Como grande exemplo desse controle temos regiões ao sul de Minas Gerais. No entanto, regiões como as áreas de cerrado em Goiás e São Paulo também fazem das lavouras locais rentáveis a partir da melhor praticidade das colheitas mecanizadas.

Deixe seu Comentário