Como Fazer Café Receitas

Bulletproof Coffee: conheça e aprenda a fazer o café turbinado

Bulletproof Coffee, que traduzido significa “café à prova de bala”, nada mais é que uma receita que promete melhorar o desempenho mental e manter a saciedade por mais tempo, o que levaria à perda de peso. Na receita, há café orgânico, manteiga ghee e óleo de coco (MCT Oil).

A receita foi desenvolvida por Dave Asprey, autor do livro “Bulletproof: a dieta à prova de bala”, depois de uma viagem ao Tibete, onde experimentou o chá com manteiga e muito investimento (cerca de 300 mil dólares) em pesquisa.

No Brasil, este café também é conhecido como Café High Stakes e foi introduzido por Gabriel Goffi e Flávio Passos.

Tanto Dave Asprey como Goffi afirmam que é possível “hakear” o próprio corpo e descobrir formas de driblar alguns mecanismos. E o Bulletproof Coffee seria uma destas formas que, além de perder peso, elevaria o QI em 20 pontos.

Como acontece a perda de peso com Bulletproof Coffee

Ao ingerir carboidrato, o corpo libera insulina, que o transforma em gordura e armazena. Neste caso, há ganho de peso. Mantendo a ingestão de carboidratos baixa, o pouco que se ingere já é transformado em energia.

Com o café turbinado, não existe a ingestão de carboidratos e sim de ácidos graxos. O corpo, então, passa a usar a gordura e não a glicose para produzir a energia.

Como age cada ingrediente

Óleo de MCT

O MCT é composto por ácidos graxos, que são absorvidos rapidamente pelo organismo. É uma fonte de energia que acelera o metabolismo e facilita a absorção de nutrientes, auxiliando a eliminar peso.

Além disso, contribui para a perda de tecido adiposo, onde a gordura é armazenada no organismo, assim como contribui para a saciedade.

Manteiga Ghee

Também conhecida como manteiga clarificada, o processo de preparo da manteiga ghee retira todos os elementos sólidos, a água e as toxinas.

Possui grande concentração de CLA ou ácido linoleico conjugado, que está diretamente ligado à queima de gordura abdominal e contribui para a saúde cardíaca.

Outro benefício desta manteiga é que ajuda na digestão de nutrientes e pode ser consumida para tratamento de colesterol alto, além de melhorar a aparência da pele, sempre que consumida moderadamente.

Café

O café é bastante conhecido por aumentar o estado de vigília e concentração. Mas os seus benefícios vão muito além disso.

A cafeína é termogênica, auxilia no emagrecimento e ainda inibe o apetite. Além disso, melhora o rendimento físico.

Como fazer um Café Turbinado

 Ingredientes:

Para preparar o café turbinado, é necessário utilizar produtos naturais, já que Dave defende que seria necessário se livrar das micotoxinas (toxinas produzidas por fungos):

  • 300 ml de café orgânico;
  • 1 colher de sopa (não muito cheia) de manteiga ghee;
  • 1 colher de sopa (não muito cheia) de MCT Oil.

Aconselha-se não substituir o MCT por óleo de coco comum, já que o MCT é bem mais concentrado.

Preparo:

Bater tudo no liquidificador. O resultado será uma espécie de café com leite cremoso.

Emagrecer com Bulletproof Coffee requer disciplina

Apesar de ser um aliado à perda de peso, o Bulletproof Coffee não faz milagre sozinho. Pessoas que aderiram ao café dizem conseguir ficar mais tempo sem fome, mas é necessário controle ao fazer as refeições.

O consumo do café deve ser moderado. Nutricionistas indicam tomar uma vez ao dia, pela manhã, em jejum; e as demais refeições devem ser bem equilibradas, para alcançar bons resultados.

A queima de gordura durante as atividades físicas também se potencializa. Portanto, para emagrecer, é sempre indicado aliar exercícios a uma alimentação saudável.

Bulletproof Coffee também não é indicado para crianças, idosos, grávidas ou pessoas com sensibilidade à cafeína.